1 de set. de 2012

SÃO JORGE CROCHÊ ! SAINT GEORGE CROCHET ! Gráfico de mais de 400 anos !

Boa Noite pessoal !

Hoje vi dois crochês que me chamaram a atênção sobremaneira !

A MANELA trouxe para nós dois entremeios publicados em 1597, num livro chamado "Schon neues modelbuch" .




Ou eu li mal, eu esses dois entremeios foram publicados há mais de 400 anos !!!!

Será que eu entendi bem???

Parei tudo e fui pesquisar um pouco...


Como o trabalho traz a figura de um cavaleiro matando um dragão, é evidente que remete a SÃO JORGE . Em razão disso fui pesquisar sobre esse mártir do cristianismo e sobre a publicação dos trabalhos.

Sabem que depois de fazer uma pesquisa achei pelo menos uma outra IMAGEM de São Jorge em crochê. A CARLA teceu esse trabalho e nos mostrou através de seu blog.



 Junto com a imagem do trabalho da Carla trago também o modelo de sua inspiração:


E o gráfico para realizar:

Mas vamos voltar ao crochê tetracentenário... AQUI você pode ler sobre livros, ilustrações e publicações muito antigas mesmo !

A página do site está em inglês, mas graças ao tradutor do Google, você pode entender o que está escrito. E pelo que li, os Moldebuchs, ou livros de moldes, traziam receitas que poderiam ser usadas para bordados, tapetes, ou ainda para o crochê, que no livro é chamado de renda.

Entendam, nessa época ainda não existia a imprensa, mas mesmo assim, havia outras formas de publicação, mais rudes, mais primitivas. E que para nossa alegria, temos disponibilizadas para visualizar na internet.

Interessante também destacar que apesar do crochê ter tido seu apogeu nos séculos seguintes na Europa Vitoriana, nos séculos XVI e XVII já era difundido e propagado.

Confesso que isso me surpreendeu ! Até hoje as publicações mais antigas em crochê que eu tinha visto eram do início do século XX !

Ainda lendo sobre o moldelbuch eu vi que era comum na época (séc. XIV e XV) usarem padrões a partir da natureza (flores e animais), formas geométricas variáveis ​​(representando estilos de concepção clássica) e figuras mitológicas, como grifos, dragões e unicórnios.

Para que quiser ler e ver ainda mais sobre o livro, pode entrar AQUI, e ver na íntegra. (VALE A PENA!!!)

Mas agora vamos falar de São Jorge... Mesmo eu, que sou protestante de base e de entendimento, reconheço que é muito grande o culto a este santo. Estive lendo a respeito e vi que ele é "padroeiro" de alguns países, como Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha e Lituânia, além de ser padroeiro também dos escoteiros, do time do Corinthians e da cavalaria do Exército brasileiro.


Conta a história que Jorge viveu na Palestina por volta de 300 anos depois de Cristo. Vindo de uma família rica, vivia na corte do rei Diocleciano como tribuno militar. Sendo assim participava de reuniões do conselho imperial.
Certa vez, o imperador deliberava sobre matar todos os cristão através de um decreto. Porém Jorge, espantado com a proposta, repudiou o intento e aconselhou que todos os romanos se convertessem a Cristo.
Diante da ousadia de Jorge, ele foi preso e torturado dia após dia, e de maneiras diferentes, na expectativa de que negasse o Senhor.



E o tempo foi passando, mas Jorge permaneceu fiel a sua fé, de maneira que muitas pessoas souberam de seu martírio e converteram-se a Jesus, inclusive a mulher de Diocleciano.
Vendo a negativa de seu prisioneiro, o imperador mandou que o degolassem.
Em seguida seu corpo foi transladado para sua terra natal, na Ásia Menor. A partir disso começaram os cultos e a veneração ao mártir.



Durante a Idade Média o culto a São Jorge cresceu e muitas igrejas foram construídas em sua homenagem. Assim como ainda hoje vemos.

Mas preciso salientar que nenhum santo, São Jorge ou qualquer outro, enquanto vivo, trazia para si o mérito de sua fé. Em nenhum momento na história de São Jorge ele se intitulou como operador de milagres, ou poderoso para curar ou resolver. Ao contrário, doou sua fortuna para os pobres a fim de praticar a caridade cristã.



Todos os santos e mártires, apontavam somente para um Senhor: Jesus Cristo.

E Ele disse: "Eu sou O Caminho, A verdade e A vida, e ninguém vem ao Pai senão por mim."

Desejo um ótimo fim de semana a todos !

Um abraço e um beijo no coração !

Cauê Santos

29 comentários:

Simone Carvalho disse...

Oi Cauê,
só pra complementar a sua pesquisa, aqui no Rio o povo é tão devoto de São Jorge que no dia 23 de abril é feriado.
Onde moro, está sendo gravado algumas cenas da próxima novela das nove da rede globo "Salve Jorge"!
Precisa ver é o maior movimento.
Bom mas fora isso, o crochê é lindo.
Bjs bom domingo!
Simone

Alfa & Ômega disse...

Cauê, o que vc postou hoje é digno de louvor! Um achado espetacular e vc foi além: pesquisou a vida de São Jorge. Parabéns pelo lindíssimo post! Iniciei meu dia com crochê e olhe o que eu aprendi e não sabia, fazendo tudo errado quando lavo os meus crochês:http://falandodecrochet.blogspot.com.br/.Essa moça mostra como se cuida de um crochê. Abração amigo!

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS disse...

Maravilhoso!! sou devota dele
otimo começo de semana para vc
bj

Mara disse...

Parabéns por suas matérias. Sempre um olhar diferente... Um único caminho e muitas vezes nos perdemos nas pequenas estradas caminhando ao lado da estrada principal que é Jesus.
Tenha uma ótima semana.
Bjs
Mara

Anajá Schmitz disse...

Olá tudo bem , que surpresa encontrar um espaço recheado de coisas de muito bom gosto sobre crochê tu uniste crochê com história. Quando menina , ia na casa de uma benzedeira em Mostardas e tinha um quadro de São Jorge, aquela imagem me dava muito medo, mas me surpreendo com usa historia, nem imagina que ele era um mártir, pensava que ele era algum santo africano. Fiquei super feliz com sua visita e com seu louvável comentário. Amo decoração e cuidar de minha casa, tu tens que ver o galpão que estamos construindo, agora estamos terminando minha lavanderia atelier. Vou parar por aqui á estou quase escrevendo um livro. retornarei sempre, pois tem muita coisa que quero, esses modelos de crochê está uma arrazo. Tenho que fazer umas cortinas e me achei...
Um ótimo início de semana.

Sonia Facion disse...

Oeeee..Cauê!!!

Esses trabalhos são lindos e de uma delicadeza.

Bjks e boa semana.

Sonia

areiasdejade disse...

Bom dia Cauê! Excelente post este, e a estória dele sublime! Sua pesquisa foi profunda mesmo, valeu. O gráfico do São Jorge é magnífico, lindo demais, parabens!
Até mais
Nely

Dré disse...

Olá Cauê!
Que bom que veio visitar meu blog e ver meus trabalhinhos... não sou artista feito vc, aliás, estou longe disso... mas vou me esforçando para melhorar mais e mais... e continuo pedindo a DEUS que me dê o dom, pq a vontade eu tenho!
Vou ver estes padrões antigos que vc indicou! Muito interessante msm! Aliás, acabei de fazer um centro de mesa em crochê filé, vou postar depois!
Ah... vc sabe como posso tirar a verificação de palavras de meu blog?

Mais uma vez, parabéns pelo talento!
Bjs,
Dré
*

Dré disse...

Já achei no seu blog mesmo passo a passo pra retirar a verificação de palavras e já retirei! Legal! Eu tb não gosto desta verificação!

Valeu!

bjs,
Dré
*

Fuso e Roca disse...

Olá Cauê,

não conhecia o quadrado de crochê do seu "post" de 6a.feira, é lindo e o efeito é maravilhoso! Seus pontos são certinhos. Gostei também da colcha da Catiele e obrigada por deixar o gráfico.
Aprendi sobre São Jorge e sobre os moldes antigos. Seu blogue é cultural, uma delícia passear por ele!
Ainda não tenho resposta sobre o "blog roll", mas não me esqueci, aviso assim que conseguir.
Tenha uma feliz semana.

Beijão,
Lu

Inês Andrade disse...

Olá amigo.Vim conhecer o seu blog e gostei muito estou te seguindo e te convido para conhecer o meu trabalho também.Bjimmmm

fotolabida maria disse...

ΠΑΡΑ ΠΟΛΥ ΟΜΟΡΦΑ ΟΛΑ!!!ΜΠΡΑΒΟ!!!!

Gis disse...

Oi Cauê!
Te conheci através de um comentário no blog da Andrea.
Pensei comigo:" que pessoa fantástica!"
Havia tanta sensibilidade naquelas linhas, vim te visitar e fiquei impressionada com o blog e seu trabalho.
Trabalho mais em trico, mas faço crochet tb.
Parabéns pelo ser humano que se tornou na caminhada da vida. Bjs!

Joana disse...

Oi Cauê, lindíssimo post. Quando eu era criança vi um quadro de São Jorge em algum lugar que não lembro onde, mas lembro bem que eu tinha medo. Também tinha medo da imagem de São Sebastião, toda encravada de flechas, amarrado a um tronco, esta eu via na igreja. E tinha medo também do meu catecismo que tinha uma figura de Deus representado por um homem velho de cabelos brancos sobre uma nuvem apontando o dedo de onde saía um raio. Como eu aprontava muito eu achava que o raio era pra mim. Já viu que minha relação com religião foi na base do medo. Mas acho São Jorge fascinante e ele é um dos mais, senão o mais popular entre os santos, passeia em todas as religiões. Tua pesquisa foi fantástica, adoro história. Os desenhos são lindos, sou particularmente amante dos arabescos que é a representação da caligrafia árabe integrada á ornamentação pois os muçulmanos condenavam a arte figurativa, era proibido dar forma aos seres vivos. Graças a isso desenvolveram essa arte que representa folhas e flores. Teu blog é tudo de lindo.
As porcelanas a que vc se referiu são miniaturas, na maioria pintadas por mim, mas isso foi a muitas luas, hoje não pinto mais porcelana. Qualquer hora eu mostro. Bjs
Joana

Káthia Marchand disse...

Então...

Assim como vc, gosto de aprender sobre o que as pessoas falam, aquilo que realmente acontece, seja celebridade, santos ou etc...

Na Bíblia fala desse comportamento das pessoas - veneração.
Pessoas comuns às suas épocas, foram corajosas pelo fato de não abrirem mão de sua fé.

O que as pessoas não entendem, é que não se deve venerar a pessoa que não renunciou a Cristo e sim, ao maior de todos os Homens, que levou sobre sí uma dor, a escória humana, a fraqueza e todos os sentimentos mais mesquinhos que temos.

Infelizmente, vai levar ainda muito tempo para essa venda cair.
De qualquer maneira, acho o crochê lindo antes e atualmente ainda mais ... hehehehehehehehe ....

Salve Jorge sim, pela sua coragem, mas, Glórias a Deus porque nos deu a vida e a possibilidade de salvação!

Lindo Cauê!
Beijos amore.

Suely Sette disse...

Oi meu amigo que saudades de passar por aqui rever seus textos que me inspiram e fazem muito bem.
É uma honra ser sua amiga!
Parabéns por ser assim tão engajado em tudo que se propõe a fazer.É um exemplo para muita gente.
Um abraço e se puder me adc no Face.
Suely Sette

Zete artes disse...

Olá Cauê , encontrei o seu blog através da Aninha. Vi que você é uma pessoa de bem com a vida.
Já estou seguindo o seu blog.
Um abraço!
http://zeteartes.blogspot.com.br/

Káthia Marchand disse...

Meu querido, felicidades pelo seu dia!
Dia Internacional do crochê!!!

Esse dia não poderia ser tão especial se vc não fosse arteiro!
Você é um dos homens que eu admiro por seu caráter e por não esconder que gosta de crochê.

Os homens precisam quebrar mais seus tabus, né não?
Avante homens!



Mil beijinhos!

Calma que estou com pressa! disse...

oi Cauê
que indo
adoro o Sã Jorge
émeu santo protetor
nasci no dia dele -
então o considero sempre perto de mim
e parabéns pelo dia do crochê que foi ontem
e te admiro muito
depois mostra as tuas leiteiras - pelo jeito temos o mesmo gosto para casa - nada de coisa clean
bjs
lu

Conceição Silveira disse...

Amigo!
Muito obrigada pelo seu comentário.

Tudo de bom para si
Bjs

Regina disse...

Oi Cauê obrigada pela visitinha, vim tomar um chimarrão aqui e conhecer seu blog.eheh
Adoro histórias e adorei essa pesquisa de São Jorge. Gostei tb do primeiro grafico, pq vi um bico de crochet super delicado e fiquei pensando que eu talvez dê conte dele. Até mais, tá? Abs

Sandra disse...

Caue adoro ser surpreendida, primeiro te encontrei gostas de uma arte que amo o Crochet (uauau um homem fazendo) e depois nos presenteaste com toda a história sobre esse santo tão querido e guerreiro - São Jorge, nossa já estou te seguindo para me encantar cada vez mais, bom final de semana!

Gladys Perfeito disse...

Oi, Cauê!
tem sorteio no meu blog.
Participe!
Beijos



Lucinha disse...

Cauê,

Apesar de lhe conhecer há pouco tempo, tenho uma admiração grande por você. Você escreve de uma forma tão clara e sincera sem criticar outras religiões.

Sou católica como já lhe contei, e não sabia a fundo a história de São Jorge.

Devemos sim reconhecer a grandeza dos Santos, pois eles sofreram por amor a Cristo, mas só tem um caminho que é Jesus Cristo.

Lindo esse trabalho em Crochê que você lindamente pesquisou e nos deu uma aula linda.

Estava com saudade de vir aqui e fiquei super feliz com sua visita.

Um lindo e abençoado dia.

Pérolas do Crochet - Renata Vieira disse...

Oi, achei muito interessante o seu post. e é verdade, no Rio tem adesivos nos carros de São Jorge para todo lado.. Eu acho lindo esse grafico dele.. qualquer dia farei.. bjaoo e obrigada pela participação no concurso.

MRA Artesanatos disse...

Obrigada pela sua visita no meu blog lindo.... o seu ta cada dia mais lindo também hein adorei.... e as toucas ficam lindas sim em crianças... dão um charme a mais :D um beijão pra vc e muito sucesso sempre

Maria Salete Padilha de Souza disse...

Olá amigo Cauê vim fazer um convite,tem sorteio no meu blog.
Estou muito feliz consegui parceria com a BIGartes.
Venha participar um abraço!

Adriana disse...

Olá Cauê , legal saber um pouco mais a fundo a respeito de São Jorge. Quanto ao bife sim é esse mesmo da Helmans , fica muito bom né? quanto ao cachorro só peguei pelas crianças, moro em apartamento e aí já viu é complicado ,mas é uma alegria a mais , passamos o dia inteiro rindo das peripercias do Marley rssss, beijos.

Célia disse...

Visitei hoje seu blog pela primeira vez e foi uma grata surpresa. Quanto ao seu comentário sobre livros antigos de artesanato, você já conhece o site "Antique Pattern Library" (www.antiquepatternlibrary.org)? Tem muitos livros disponíveis para download com receitas de crochê, tricô, bordados e outros trabalhos. É encantador, vale a pena conhecer.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...