11 de jun de 2010

Violetas, na minha janela...

Bom dia meus amigos !

Passei essa semana numa correria medonha em função da mudança da tia e de trabalhos na faculdade. Queria muito vir aqui para podermos conversar um pouco e trocarmos umas idéias.

Vocês já sabem que meu foco não é somente apresentar os trabalhos em crochê, mas escrever as minhas reflexões e lições que aprendo no dia a dia. Inclusive, nessa foto aqui abaixo, me pegaram distraído, provavelmente analizando alguma coisa... É sempre assim que eu fico... Hehehehe





E não que sejam grandes feitos ou grandes situações que tenho vivido... Pelo contrário, são mínimos acontecimentos, diante dos quais desenvolvo minha análize, minha perspectiva e principalmente, minha capacidade de aprendizagem e crescimento.

Minha conversa começa com um antigo pensamento meu: de que lugar de plantas e flores, era fora de casa (!!!!). Na verdade, não gostava de umas violetas que minha avó tinha na janela de nossa cozinha. Vivia jurando que ia colocar elas para a rua, que elas não eram bonitas, que não tinha cor, nem flores. Era somente as folhas das violetas. Quase objetos inanimados (conforme meu entendimento á época).



Até mesmo prometia que ia fazer alguma arte pra colocar no lugar das plantinhas...

Mas sabem que num certo dia, enquanto lavava a louça do almoço, percebi o quanto elas estavam secas, e mesmo não gostando muito, resolvi regar cada uma delas. Fiz isso, coloquei a água, acabei de lavar a louça e segui meu rumo.

Mas o mais impressionante e espetacular (pelo menos para mim) é que no dia seguinte, exatamente no dia seguinte, tinham nascido flores nas violetas. Bem roxas, muito bonitas.

Achei a experiência tão fantástica, tão interessante que peguei o gosto pela jardinagem, pelo verde, pelas plantas, e logo, pelas flores. Descobri, depois de alguns anos de vida (hehehehe), que se regarmos uma planta, a colocarmos em uma terra fértil, e principalmente se nos comunicarmos com ela, ela vai nos dar um retorno sobremodo especial. Inaudível, mas muito especial.

Sei que isso que aconteceu não representa nenhum milagre, nenhuma façanha, nenhum ato de bravura ou de grande mérito. Pelo menos para alguns pode significar a coisa mais simples do mundo. Menos para mim.

Para mim foi uma grande, muito grande lição.



Sobre percepção, sobre cuidado, sobre carinho, sobre olhares atentos, sobre manutenção. Aprendi uma lição muito especial sobre detalhes...

Se pararmos para pensar, vamos ver que são os pequenos detalhes que fazem toda a diferença. É o "pingo nos is", é o leme do barco, é o bom dia. É o olhar, é o toque, é o sentir-se bem.

E se você descobrisse que existe uma outra maneira de alcançar sua felicidade?

E se descobrisse que os bens mais preciosos não são avaliados, nem comprados, nem pagos por valor algum?




Vocẽs já pensou nisso?

Em como as coisas pequenas, simples e singelas é que nos trazem o crescimento e a estabilidade.

Podemos ter uma grande casa, mas ela só vai abrir todo seu requinte e aconchego, se você tiver uma pequena chave...

Da mesma forma foi com as violetas da minha janela, foi apenas um olhar, um minuto de atênção, um toque, um pouco de água limpa e nova.

E a vida se renova, e as flores abrem, e o coração se alegra, e o mundo se transforma.



Não precisamos ir muito longe. Todos sabem que dia é sábado ! Dia dos namorados ! Dos apaixonados, enamorados, aqueles que tem algo em comum.

E o que é essa paixão, o que é esse amor?

Para mim, é muito mais que um presente no dia, é muito além de algo material, que pode ser manipulado. Envolve o sentimento, envolve o que não pode ser expresso em palavras.



Envolve o sentir-se bem, o estar confortável e seguro perto de alguém que nos faz melhores. Precisamos sim viver dias de enamoramento, de paixão incandescente, de entregas por amor.

Amor por aquela pessoa em especial, que nos conhece, e mesmo assim continua nos querendo o bem. Que nos afaga o ego qnd diz que nos ama. Que nos levanta o astral, mantém o bom humor. Que divide a cama e a vida, os sonhos, os planos. Os desejos do coração.



Amor pelos amigos, que tem a palavra certa no momento exato. Que nos abraçam e nos devolvem aquilo que nos é próprio. Amigo que olha nos olhos e sabe quem somos e como estamos.

Amor pelos filhos, pela família, nossa base, força de nossa estrutura. Nosso referencial, bem mais precioso. Amor por momentos em família, pelo arroz com feijão, pelo churrasco de domingo, pelos atritos, pelas diferenças e individualidades que nos unem.



Amor pela vida, e pela renovação natural que ela proporciona ao longo dos tempos. Até ontem o verão estava aí, com todo seu calor e intensidade do sol. Com o corpo a mostra, com poucas roupas. E está hoje o inverno, com o rigor do frio (ainda mais aqui no sul). Mas ainda este é apenas uma fase... A primavera vai voltar, as flores da minha janela estão voltando a crescer. De uma maneira muito natural o rio vai retornando ao seu rumo.

E quem é que move todas estas coisas? As estações, as fases, os tempos cíclicos da vida?



Aquele que viveu e ainda vive. Aquele que se entregou a si mesmo, se dedicou. Creu no retorno de seus atos.

Aquele que é perfeito em amor, e digno de todo reconhecimento. A Ele, Jesus, meu amor, e minha gratidão.

E eu desejo de maneira intensa e profunda que o amor do Pai possa ser derramado sobre nossas vidas, sobre nossa nação, sobre cada pessoa na tranquilidade ou agitação de sua casa.



Eu desejo que você seja cheio do amor de Deus e possa crescer em sua graça.

Quando perguntaram a este Jesus qual o maior dos mandamento de uma religião, o mestre respondeu: "Amarás o Senhor teu Deus como o único Deus, e ao teu próximo como a ti mesmo".

Ora, como queremos amar alguém, ou sermos amados, se não nos amarmos a nós mesmos?

Veja que a cruz que é feita com uma linha vertical e outra horizontal: na vertical simbolizando a religação ao céu, ao Pai, mas também na horizontal quando nos liga aos homens, quando nos liga aquele que está perto de nós.



E quando você se perguntar o que fazer, ou de que maneira superar, como vencer, ou como conquistar, creia Naquele que é Maior, e poderoso para mudar nossa história a cada dia. Creia que quando clamamos a Jesus, Ele nos ajuda nas nossas fraquezas, nas nossas frustrações, no nosso desamor.

Eu desejo que este amor que falo e que procuro repartir a cada dia, possa ser derramado sobre sua vida, sobre seu namoro, seu casamento, sobre sua família, e sobre todos os seus caminhos.



As fotos que trouxe junto dessa postagem, são algumas que tenho tirado desde meu novo olhar sobre as plantas.

Quero dedicar esta postagem para duas amigas:


A Rosan (rosan-estmulos.blogspot.com), uma gaúcha de São Marcos aqui do Rio Grande do Sul, que adora Cactos e suculentas. E o legal é que quando eu conheci o blog dela, eu ainda não tinha aberto meus olhos para isso de bom que a natureza tem. Mas em compensação hoje tenho várias suculentas na minha casa. Muito obrigado pela semente inconsciente que tens lançado minha querida ! Que Deus conserve sempre a tranquilidade que tu transmite !

E á querida Mamélia (adorocrochet.blogspot.com), apaixonada por fotos, por crochê, por peças antigas. Uma pessoa muito especial, e que apareceu em minha vida graças ao google. Enquanto pesquisava sobre um determinado tema encontrei o blog desta mulher que é uma vencedora. Uma pessoa que eu admiro muito, e sobre quem desejo o melhor de Deus. Ela tem uma família muito abençoada, e um testemunho de vida extremamente precioso.
Mamélia, aquela rosa cor de rosa é especialmente para ti ! Tirei a foto enquanto estava fazendo um passeio e lembrei de algumas fotos semelhantes que tu tirou um tempo atrás.


Um abraço a todos amigos, visitantes e seguidores,


Um beijo no seu coração




Apaixonadamente... (hehehe)

Cauê Santos

25 comentários:

Ramirez Dittrich disse...

Olá Amigo Cauê,

Deus nos ensina a observar tudo desde o minusculo grão de area que nem pode ser visto aos olhos, pois Ele que tudo vê sabe da existencia de uma beleza no grão.
Acoga Cara estou desleixado com meu jardim, tenho inumeras espécies de plantas é que está corrido masi uma hora eu mando ver na arrumação.
Valeu pelo post é magnifica a forma com que consegues expressar e passar a mensagem de forma visivél.
Abraços
Ramirez

Jorge Chan M disse...

las fotos preciosas, los pensamientos bellos, y tu espiritu muy limpio, es grato conocer una persona tan sencilla y sencible, estimado Cauê, sigue siempre asi, saludos, bye.

Ivete P. Santana disse...

Olá, amigo......
Tdo bem...maravilhosa sua reflexão, parabéns, sabe tbem tenho o costume de conversa com tdo, as plantas, os animais, o mais legal que tdo respode,a troca de energia c/ a vida existente em tdo no universo é única, só vivenciando as experiencias, podemos transmiti-las....é simples, é viver....Um maravilhoso final de semana...Abraços, Ivete.

Rosan disse...

Cauê.
que linda postagem amigo.
as fotos estão lindas e as suculentas também, muito cheias de vida, com muita energia, deu para ver isso perfeitamente.
sim amigo, observar a vida em sua plenitude nos ajuda a crescer, a sermos melhores, a natureza nos ensina isso todos os dias, e tendo essa leveza no olhar tudo fica mais simples, mais claro, mais facil de entender e suportar.
continue sendo assim e crescendo sempre, o mundo precisa de pessoas de luz.

já deixei meu endereço de email em outro comentário, aqui mesmo em teu blog, mas deixo novamente casdo queira entrar em contato, muito obrigada pela linda mensagem que me deixaste aqui nesta pagina.

rosandra-rasador@hotmail.com

beijoka.

Rosan

Cida Lopes disse...

Ola Lindíssimo,

Coloquei no meu blog que o amor é a linguagem universal e fotos,gostaria de ter o dom da palavra e escrever como você(mas cada pessoa tem o seu jeito de ser).
E falando em amor! Eu aaaaaaaamo passar por aqui, é incrível como ler o que você escreve me faz bem!Beijos no coração.

Maria Amélia disse...

Oi Cauê, você é mesmo um fofo. Fiquei até emocionada com a rosa e com suas palavras. Obrigada mesmo. Sabe que daquelas rosas que eu fotografo lá na chácara, às vezes eu trago algumas e planto o cabinho depois que caem as pétalas e na quinta feira uma das que eu plantei há algum tempo em um pequeno vaso deu flor, igualzinha a essa que vc me deu. Agora eu apanhei e coloquei num vasinho como se fosse a sua. Um beijo enorme.

Joana disse...

Oi Cauê, fiquei muito feliz ao ler teu post. Eu sou uma apaionada por plantas, desde criancinha, e uma das mais belas imagens que eu conheço é ver uma semente germinar, surgir rompendo a terra e procurando luz. Virar uma planta frágil e ir se fortalecendo até se tornar um legume, um arbusto florido ou uma grande árvore. Eu tenho muitas plantas, luto contra a seca daqui para ter um sítio arborizado e florido. Tenho conseguido com a graça de Deus. Você é uma pessoa iluminada e sensível por isso pode distinguir o que de fato tem valor neste mundo. Beijos
Joana

nournada disse...

hii
i liked your blog soo much , i have a crochet and needle crafts blog
http://neddle-crafts.blogspot.com
i would like to swap links with you you put my url in your blog and the same fot me
if you like this please u can leave a comment in my blog with your url
thank you

Rêsinha disse...

Oi Cauê!
Adorei suas palavras mas fiquei refletindo,que para sua vó deve ter sido compensador esperar tanto tempo para vc entender o porque das violetas estarem ali.
Assim são as pessoas, algumas parecem secas sem vida, sem nada de bom para dar,mas basta serem regadas para se transformarem e desabrocharem cheias de sentimentos!um abraço!!!!

Maria Lúcia disse...

Oi
Que bom ver você falando de
flores, de que um pouquinho
de água fez um milagre
da vida se abrir pra você.
E que uma casa tão grande
se abre com uma pequenina
chave.
Você descobriu que o amor
pela natureza é muito grande
quando estamos olhando e cuidando
das pequenas coisas.
Beijos...
Lúcia.

Aline Wahlbrink disse...

Oii Cauê.
Demorei para te responder, tive uns problemas aqui, e eu não estava apta para usar o PC... ;/
Mas agora tá tudo certinho ^^
Obrigada por fazer parte do meu grupo de seguidores tbm. Adorei este post. Muito interessante, e faz com que as pessoas leiam e sintam gosto do que estão lendo.

Vc tem email, pra que a gente possa trocar mais ideias? Beeijo Aline :*

Fátima Artesanato disse...

Oi Cauê!

Eu adoro as mensagens que você sempre passa.
Eu falo com minhas plantas,eu amo minhas roseiras e minhas orquideas,mas tambem gostO muito de falar com meus bichinhos e eles me entendem...
Sempre que posso estou passando por aqui.
Em meu blog tenho um selinho pra você(Premio Dardos)é só ir pegar.
Um abraço.
Fátima

Suely Criações Artesanais disse...

Oi meu amigo poeta de Deus,impossível não ser tocada por suas palavras tão carregadas de emoção e maturidade!
Aqui estou para regar com meu carinho nossa amizade tão preciosa para mim.Que violetas,rosas nasçam sempre neste universo virtual,onde germina nossa amizade!
Na beleza do que é simples encontramos o amor de Deus,Este Deus que se fez homem por amor a nós,Divino e Humano se unem mostrando nos a grandeza deste amor.
Um abraço e todo meu carinho:
Suely

Mônica Schmidt disse...

Oii Guri..
Tb sou assim igual a vc..de ficar refletindo pelos cantos..hehe
e de gostar muito de tirar fotos!
Sou apaixonada pelo Deus da Criação!
Ele tem obras maravilhosas para admirarmos a cada dia!
Grande abraço!! Mô =)

Julie Arte em Tricot e Crochet disse...

Olá, amigo......
Tdo bem...maravilhosa sua reflexão, parabéns.....saudades de papear com vc no msn! bjusssss sempre venho te visitar!!!bjussss

Iraci disse...

meu querido amigo!passei aki hj pq sabia que encontraria boas palavras p/ um período difícil que vou passar!ver no cabeçalho,teu sorrizo aberto já nos dá alegria!obrigada por vc existir!
bjs

Adicrochê disse...

Oi Cauê vim agradecer sua visita e comentário. Nossa adorei seu blog, e esta postagem está fantástica, os detalhes das plantas flores, belissimos. Adorei o cachecol em ponto russo, vou tentar fazer. Você disse que não conseguir entrar em meu seguidor, dei uma checada e está tudo em ordem. Serei sua seguidora também.

Abraços e fique com Deus

Eliane Lira disse...

Minino que blog da hora!!!!rsrs
Sem te conhecer já te gosto...rs. Parabéns pelo blog e pelo teu conteúdo. Vc é um "bandejão". A gente sai daqui de "barriga cheia". Um abraço grande. Eliane.
elianelira366@hotmail.com
www.elianelira.blogspot.com

Amehlia Digital ! ® disse...

Olá cumpadi!!
Vim conhecê seu cantin...
Minha amiga Mô[mocrocheeartes.blogspot.com]
falou muito bem docê e de sua prosa em gauchês =]
Não sou prendada como vcs dois...mas amo esse sotaque lindo q o sul tem, desde o Paraná até sua terrinha...
E por isso gosto mesmo é de prosiá e na minha cozinha tem sempre un cafezin fresquin prus amigo tudo!
Já estou gostando das reflexões...viu?!
Um abração procê!

SANDRA disse...

Oi, Cauê, visitando seu blog e vendo seus trabalhos, suas fotos, adorei tudo aqui, maravilhoso.
Beijos
Sandra
Quando puder me faça uma visitinha.

Rosemery disse...

ola Cauê,aqui em Floripa tbem está um frio muito gelado...hehehe!
Adorei que vc mudou de opnião das plantinhas!,vc só veio enriquecer seu espirito!
Vc é uma pessoa abençoa e desejo que DEUS continue te abençoando ricamente a cada dia,adorei ler seu pensamento e tbem adpro a DEUS como meu único senhor!que vc tenha uma semana cheia de realizações.
Abraços
Rosemery

Cristiane Fernandes disse...

Oi Cauê,
Adoro seus trabalhos e principalmente a sua alegria diante da vida.
Estou fazendo uma materia para o meu blog, sobre homens que pegam na agulha, e gostaria de citar seu trabalho. Vc me permite?
Aki, o link do meu blog: http://cristiane-fernandes.blogspot.com/
se quiser me responder por email, seria melhor, pontocris@gmail.com.
Obrigada e parabéns pelo excelente trabalho.Bjus

Anna Artes Versos e Prosa disse...

Violetas na minha janela... também nos permite a tantas outras Reflexões... Cauê seu Blog é sensivel os trabalhos lindos! enfim... Parabéns pelo Aniversário!!!Bom fim de Semana, beijos.

Elisabeth disse...

Sou Catarinense casada com gaucho e moro em Ubatuba São Paulo,ufa...!
Fiquei feliz quando li teu blog
fui frequentadora de uma denominação evangelica e de tanta decepção com as pessoas de la abandonei estou hibernando,e foi bom ler teu texto a semente foi regada...Deus te abençoe.

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS disse...

Oi Cauê,
Obrigada pela visita em meu espaço e fico feliz por ter gostado. Adorei seu cantinho
bjs
julian cruz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...