29 de out. de 2008

Um móbile muito CHIC !! Hehehehe

Oi pessoal !

Espero que a semana de vocês esteja sendo tão boa quanto a minha. Eu me renovei hoje ! A verdade é que parei de tomar o antibiótico para a garganta e já não sinto dor alguma. E depois de uma semana de abstinência pude tomar uma térmica de chimarrão tri bom ! Hehehehe

Mas hoje venho de bom humor mesmo !

E é com muito bom humor que quero conversar sobre uma tal frase que circulou na blogosfera e que me deixou muito impressionado, perturbado e pensativo...

Você já ouviu a expressão: "crochê brega e chic" ???

Eu já ouvi sim ! Na verdade eu li... E fiquei muito perturbado com essa expressão. Passei um fim de semana inteiro pensando sobre isso. Analizei, meditei, e cheguei a algumas conclusões, que quero compartilhar hoje.

Quero lembrar que não vim falar sobre as fontes ou pensadores do tal conceito, mas colocar a minha posição sobre isso.

Eu entendo que quando começamos a fazer crochê, devemos ter o desejo de aprimorar a nossa técnica, aprendendo e apefeiçoando pontos.



Se você já faz correntinhas, que bom ! Comece a fazer pontos altos. Se os faz, faça os duplos, e depois faça os que tem alto relevo. Se faz bicos de panos de prato, experimente fazer uma blusa... Só pra descontrair...hehehe



Crie um motivo novo... Se dedique a um trabalho grande ! Faça uma colcha ! (Eu já fiz três..hehehe)



Queira evoluir nas suas técnicas de crochê, queira tornar o seu trabalho algo diferente, bonito e requintado. Dê alguns toques especiais aquilo que você faz. Misture texturas e cores tendo um bom gosto, e eu garanto que os resultados serão incríveis. Basta alguns detalhes, para que uma obra simples ganhe a atenção de todos que a observam...




Quando sabemos usar a nossa criatividade aliada a detalhes como: bom gosto, bom senso na escolha das cores, e a avaliação do ambiente em que será usado, o resultado positivo é garantido. Considero chic o crochê confeccionado da maneira certa (respeitando tensão do ponto, gráficos e cores), e usado no lugar certo. Isso é chic !



Agora pessoal, o que não posso é julgar uma peça brega por não gostar de tal trabalho ou peça de crochê. Na realidade, para mim não existe o brega, existe o que foi usado de maneira incorreta...

Veja um exemplo:

Você já viu a moto que coberta de crochê? Aproveite para ver agora ! E concorde comigo que é um trabalho extraordinário ! O artesão que o fez, é de uma criatividade excepcional ! Tem um talento e uma disposição incrível ! E é digno dos nossos elogios !



Agora experimente colocar essa linda moto em crochê na sua sala ! Ou na sua estante !

Sabe qual será o resultado? Extremamente brega !! Extremamente sem graça !!

Um trabalho muito bonito, e muito rico, mas que está sendo usado no lugar errado. Por isso é mal rotulado de brega.

Agora coloque na sua sala um tapete feito por você mesmo, com as cores certas e dispostas de maneira equilibrada. Sabe qual será o resultado?

Extremamente chic ! Extremamente bonito ! Um trabalho bonito, no lugar correto.



Então pessoal, vamos determinar que nossos trabalhos são todos chics ! Brega é o que foi colocado no lugar errado ! Brega é usar essa palavra sobre trabalhos tão fortes e bonitos como os de nossos ricos e criativos crocheteiros !!!



Tudo depende do seu ponto de vista e do seu gosto. O que eu posso fazer é tentar te auxiliar a saber dosar esses gostos.

Gosta de roxo com amarelo? De verde limão com azul royal?

Parabéns... Normalmente não se vê quem goste dessas cores juntas...hehehe

Mas saiba dosar. Saiba equilibrar a idéia que você tem do trabaho que quer realizar, e dele própriamente feito.

E o mais importante, como disse em outro post um tempo atrás: "se nosso coração está em paz, e nossa mente tranquila, nossos trabalhos serão de sucesso, beleza e graça."

Por isso que o móbile que trago hoje é MUITO CHIC !! hehehehe





Foi feito com toda boa intenção respeitando cores, e texturas. E vai para um lugar muito especial. Estará rumando para a casa de uma amiga blogueira que é MARA ! Pessoal, vocês tem que conhecer a Andréa ! Gente, a mulher é show ! Na verdade o nome dela é Andréa Potter !

Sim, ela é irmã do Harry Potter ! Ela luta contra uma dementadora, e sabe até fazer um espectrum patronum ! A mulher é extremamente divertida, engraçada, e esbanja bom humor e gosto. E de quebra faz um tricô de respeito ! Ps: Não percam as BOLSAS em tricô que ela faz!

Pra ver tudo isso e muito mais, passem no blog dela:(http://andreaminhaslas.blogspot.com/), e eu garanto que boas risadas vão sair.

Um grande abraço a todos que me lêem, e me fazem um carinho deixando seu precioso comentário.

Ps: Logo vou trazer o "top five" do blog A vida é bela... Aguardem ! xD

38 comentários:

disse...

Bom dia, Cauê!
Todas as suas consideração são válidas e oportunas.
Em todos os seguimentos da vida há que se considerar e respeitar as diferenças.
Cada um sabe o que faz, como faz e o porquê faz e o resutado vai depender do nosso patamar evolutivo.
Chique é aprender a ponderar respeitar as diferenças.
Bjs.
Dô.

Karen disse...

Oi Cauê !
Tudo bem ??

Menino, que móbile lindo é esse ??? Parabéns !!
Quando terminei o chaveiro, comentei com a minha mãe que com algumas modificações ficaria legal usar o mesmo esquema para fazer um móbile ... Vendo o seu, está me dando vontade de colocar a idéia em prática ... rs

Bjs

Karen

Nena disse...

Bom dia,Cauê!
Que postagem...arrasou!
O móbile está lindo.
Cauê,obrigada pelo retorno que me deu,para o meu"SOS".Menino,não apaguei...corri na lixeira para ver se tinha feito alguma "caca"...nada!
Misteriosamente,do mesmo jeito que apareceram...viraram fumacinha.
Estou tentando recuperá-los,só me lembro de 2,mas eram 5.
Bons crochets!!!
Um beijo,Nena

Beth disse...

Oi Cauê, acho essa questão do brega e chique muito difícil de explicar, pois se uma pessoa faz um trabalho laranja com roxo e achou lindo, é gosto dela, aos olhos dela está perfeito e chique, a maioria pode dizer que é brega, mas gosto não se discute, eu acho que em tudo na vida é assim, lembrando aquela famosa frase: o que seria do amarelo se todos gostassem do vermelho?
Eu já ví peças que com certeza nunca faria, seja pelo modelo ou pela cor, mas se a pessoa fez, vale aquele outro velho ditado:
Quem ama o feio, bonito lhe parece...( e com certeza para ela não é feio )
E também acho que tudo são fases, hoje posso amar minha boina verde abacate com flores rosas, amanhã vou olhar e ver horrorizada aquela peça e me perguntar onde estava com a cabeça para fazer "aquilo"...
É uma questão interminável, que cabe vários argumentos, ou seja, sem fim...
Bom mesmo é ser feliz com o que fazemos, gostamos,a vida já é complicada, então vamos ser feliz...
Mesmo com azul e verde abacate, laranja com roxo, lilás com cor de rosa, marrom com cinza...
Em vez de olhar e analisar, vamos olhar o arco íris e ser feliz...
Beijos
Beth

Aline Marques disse...

Bom dia !!!
Concordo plenamente com tudo que disseste.
Acho que respeitar a diferença acima de tudo, não é gostar de tudo, mas entender que se alguém fez, é por que gostou e com certeza outras pessoas irão gastar.
Eu não sou ninguém para apontar o dedo e dizer se é certo ou errado, brega ou chique.
Mas sou uma pessoa do bem e bem instruída a ponto de ser educada e saber que ofende e magoa apontar o dedo para as pessoas ou as atitudes das pessoas.
Super beijo, muito lindo seu móbile.
Me ensina a fazer um igual ?
Beijão !!!

Aline Marques
alinecarriao@hotmail.com

Katia Missau disse...

Cauê querido! Realmente pessoas que falam sem pensar e ofendem trabalhos feitos com carinho....estas sim são BREGAS. Respeito todo tipo de trabalho mesmo muitas vezes não simpatizando muito com eles. Educação, respeito, dignidade, para mim é sinônimo de ser "CHIQUE"! Agora chique mesmo ficou este mobile que você fez!!! Ficou *****.
Adorei!!! Bjos
Bons crochet e bom chimarrão :)

Kátia Missau

Fernanda disse...

Sem comentários né.....como todas já disseram ficou MARA..rrsrsrs...como prometi vim avisar que a carteira está lá no blog....bjo

Maria Elisa Guirro disse...

Bom dia Cauê!

Conheci seu blog, no início da semana, e como você diz, é MARA! Mara por seus trabalhos, mara por sua maturidade e equilíbrio; e, sem comentário seus posts, já li todos, e adorei. Este último é bem oportuno. Também me encafifou essa história de crochê "brega e chique" e até conversamos, eu e meu marido, sobre esse assunto e sobre a falta de tato e delicadeza de comentários assim. Porém, diferente de você, para quem tiro o chapéu, optei pela omissão, simplesmente para não me envolver em quizilas.

Num momento conturbado como esse que estamos passando, se não somos capazes de, de fato, sermos compreensivos, que sejamos, no mínimo tolerantes. Nosso comportamento na esfera virtual, reflete nosso caráter e comportamentos na vida dita "real".

Um beijo e ótimo fim de semana, afinal, já é quinta-feira.

Lisa

Ana Paula disse...

Eu aaaaaaaaaaaamo ler seus posts! É sensacional o talento que vc tem com as palavras, pra glória de Deus!
Passei por aqui pra profetizsr bênção em tua vida!
Mais um dia feliz!
Beijos em seu core!
Paz! Paz! Muita paaaaaaaaaaz!

Sua mana

Ana Paula

Rose Oliveira disse...

Oi Cauê!
Belo post, amei! Vc traduziu com palavras e sentimentos o que eu pensei ao ler a frase " crochê brega e chic"...temos que ter bom senso na escolha de cores, para realizar nossas peças, estar antenados e atualizados...mas gosto não se discute, é a diferença e individualidade de cada um. O que é chique para mim pode ser brega para outros e vice- versa. O que importa é fazer com qualidade, amor em cada detalhe...e ter dicernimento na hora de usar, para que o chic e de bom gosto não vire brega,como vc disse muito bem, rss.
Quem rotula os trabalhos alheios é porque não sabe fazer arte nenhuma, aqui entre nós, kkkkk.
Beijão amigo.

Samanta disse...

Olá! Obrigada por usar uma peça minha no seu blog, quanto mais divulgação melhor. Adorei demais seu texto.
Beijo,

Gabriela disse...

Oi!!
Vou até me repetir, mas são sábias as suas palavras,concordo plenamente com você.
Um beijão fica com DEUS.

Unknown disse...

Oi meu querido!!!!
Primeiro quero dizer que "meu móbile" é lindo!!!!
Depois quero agradecer suas palavras de apoio e suas citações da bíblia,vc tem razão,estou triste em ver a dor da minha cunhada,mas estou me sentindo com asas,uma águia,forte e capaz de ajudar ao próximo,sem fazer disso um evento,mas com o coração cheio de amor e acreditando que esse é o meu papel enquanto ser humano.
E por último,quero dizer que vc está me mimando.
Vou ficar mal acostumada assim.
Obrigada Cauê por suas palavras levando minha estima lá nas alturas.
Vc é muito especial.
Muitos beijos querido e assim que eu dormir um pouco e colocar a cabecinha em dia,continuaremos nossos negócios via MSN.

Amor Impresso disse...

Oi Cauê!

Amei conhecer seu blog! Gostei muito do seu perfil e das suas palavras!

Inclusive, meu maior gosto pelas artes está em inventar!!!! É tudo de bom! Muuuito difícil eu fazer a mesma coisa mais de uma vez... quero sempre aprender e inovar! Da hora!

Só uma coisa: porque o brega é ruim?? Existe uma idéia que o brega é o que é feio, mais não é verdade! Brega é um estilo, e creia, tem quem goste!

Mas eu não sou uma delas, tá? hehehe

Bjinhos e se puder me visitar, tenho um concurso em andamento... que tal ajudar no desempate???

Vou sempre voltar aqui!

Bjinhos e tenha uma ótima semana!

Simone Bitar disse...

Ola!!!!!

Vim conhecer seu cantinho e adorei. Depois de ver amigas comentando sobre seus trabalhos, confesso que fiquei curiosa e ca estou eu. Nao perdi meu tempo, pois adorei o tema que vc explorou nesse post. Brega ou chiq... isso depende de quem e como usa... ou faz..ou ate mesmo, quem "nao sabe fazer". Se e brega...sou uma brega assumidissima, pois adoro bolsas, bijus, enfeites e vestuario em croche. Entao somos uma tremenda gang de crocheteiras bregas....nada!!! Levo isso na brincadeira...claro... se formos dar razao a todos, estamos fritos, nao e mesmo? Por isso, facamos nossos trabalhos maravilhosos e gostem ou nao.. sempre estaremos aprendendo e evoluindo mais e mais.
Abraco da amiga,
Simoninha
www.recantodasborboletas-simoninha.blogspot.com

Eunice Martins♥ disse...

oi Cauê concordo inteiramente com suas palavras, há que saber respeitar, adorei o seu móbile, beijos com carinho.

Ivete P. Santana disse...

Olá amigo...
Cauê...
Muito lindo o seu post....
E que legal vc postar trabalhos das nossa amigas....
Eu nao acho brega... Acho muito chique....
Parabéns pelos seus trabalhos..
Tenha uma otima quinta-feira....
Abraços..
Ivete..
Bons Crochets...

KELLEN AMADO disse...

Olá Cauê, como sempre seu blog é todo chic.

Beijos e um bom fim de semana!

Anja disse...

Ola Cauê!
Primeiramente seus trabalho são otimos.
Vou add voce para voltar mais vezes e poder trocar ideias.
Amei seu blog,parabens.
Tenha uma linda noite
beijos
Angela

Anônimo disse...

Amei essa sua postagem!
Completamente certo!
Que bom que sarou!
Abração,
Letícia

Nena disse...

Bom dia,Cauê!
Obrigada pela sua atenção.
Bons croches e um final de semana abençoado para você.
Um beijo,Nena

Fernanda disse...

Bom dia Cauê,
Então estou pior que criança,tudo que vejo quero fazer mas com cautela.Hoje vou postar a tartaruga que terminei ontem,dei até nome MEG....bom final de semana.Bjo

MB Crochê disse...

Oi Cauê,teu Blog é maravilhoso!!Esse móbile está lindo, adorei conhecer teu cantinho, vi que tu sabe apreciar um bom chimarrão assim como eu,sou gaúcha tbm!! Estou te linkando para poder acompanhar as novidades.

bjOs

Madalena disse...

Bom dia amigo!!!

Como estás?
Estive a ler as tuas palavras e não podia concordar mais com elas.
Cada trabalho é bonito para quem o faz.
Se alguem faz um trabalho é porque gosta dele. Não sou daquelas pessoas que ligo muito à opinião dos outros, se faço é porque gosto, não para agradar asos outros. Por isso não temos o direito de criticar o trabalho de ninguem.

Espero que tenhas um bom fim de semana.

Bjs

SONIA disse...

Olá Cauê!!
Estou muito feliz em conhecer seu blog, adorei seus textos sua posição quanto ao brega e chic e claro gostei muito dos seus trabalhos, vou te add.,pois quero continuar te visitando e conhecendo mais de você.
Vai lá conhecer meu cantinho, espero que goste.
Tenha um abençoado fim de semana.
Beijos.

Luh disse...

Bom dia Cauê
Olha to pasma... Se eu já era fã de artes manuais com ênfase no crochê.. agora então depois de conhecer seu blog e seu capacidade de criar....virei adoradora...(não achei palavra melhor pra exprimir o que sentia,rs)depois dizem que os homens são insensíveis...é por que não te conhece.
Bjo grande muita inspiração..e obrigada pelas lindas idéias e pelas mensagens que são maravilhosas adorei ler..
Ótimo final de semana!

Unknown disse...

Cauê querido,
Tanto concordo com você, que também tenho um post abordando esse tema.
Você disse tudo. Quero crer que com seu post se encerre definitivamente esse infeliz capítulo da história "croche brega ou chic".
O importante é ser feliz.
Ótimo final de semana
Beijos
Miriam Nakutis

Inez, como no tempo da vovó disse...

amigo tem um desafio em meu blog para vc e já já volto para comentar seu post
me aguarde que é rapidin
mil bjs
Inez Barbosa

Ivete P. Santana disse...

Olá Querido Cauê...

Fiquei muito feliz com a sua visita e o seu comentário....

Minha filhas também adoram cuca....

Tenha uma otima sexta-feira...

Abraços com magia e porções de laçadas...

Ivete..

Bons Crochets...

♥Cantinho da Nete ♥ disse...

Oi,Cauê tudo bem com vc?
muito obrigada pelo elogio e adorei sua visitinha.....
é interessante mesmo a capa ficou como fosse feita de tricô ,ficou bem macia achho que foi o ponto que usei ....
adorei conhecer teu blog viu,e estou levando o link pra saber das novidades....
beijos e venha mais vezes no meu cantinho!!!
tenha um ótimo fim de semana!

Eunice Martins♥ disse...

"É a possibilidade que me faz continuar e não a certeza. Uma espécie de aposta da minha parte. E embora me possam chamar sonhadora, louca ou qualquer outra coisa, acredito que com Deus tudo é possível..."

Desejo à você um ótimo final de semana,
cheio de possibilidades...

BEIJOS COM CARINHO.♥

disse...

Oi, amigão!
Queria ter vindo aqui mais cedo para desejar-lhe um feliz dia "das bruxas" e do "saci", mas consegui chegar só agora. Antes tarde, não é?
O fato é que fiquei divertindo-me com seus comentários nos outros blogs, hehehehehe!
Estou louca para ver o monte de trabalhos que vc vai postar.
Deixa eu ir que ainda quero fazer outras visitinhas.
Happy Halloween Day e um ótimo final de semana.
Bjs.
Dô.

Daniela Tavares disse...

Oi!!

Mas que lindo o teu blog!! Tens trabalhos lindos e...

Pela primeira vez encontro um blog masculino de artesanato!! Continua, porque realmente tens muito jeito!!

Parabéns!!

E para escrever? Nossa, tu és como eu! Mas eu digo stop mais cedo (de vez em quando!), pois se me deixar entusiasmar ocupo o limite de palavras de um post!! Hehe! =') Tu escreves mesmo bem, mais uma vez parabéns!!

Bem, cá me despeço, mas com um sorriso na cara perante o encontro deste blog lindo!

Passa no meu, dá lá uma espreitadela, se quiseres!!

Beijo!

=')

Joana disse...

Oi Cauê!
Não sei onde eu estava que perdi a polêmica!! Só cheguei na consequência. Concordo com tudo que você disse, aliás, você tem mesmo o dom da palavra. Deu um pito com a maior categoria. Esse negocio de brega e chique é uma coisa polêmica, acho que é só uma questão de gosto pessoal. O que eu gosto tem quem não goste e vice versa do contrário. Mas foi muito bom teu comentário, botou um ponto no assunto. Beijos
Joana

Marina Albertoni disse...

ha ha ha

Você com suas palavras muuuuito bem colocadas arrasou.

Nem preciso dizer mais nada, todas já disseram.

Mas.... já imaginaram como é chique o primeiro crochezinho que conseguimos fazer? Mesmo que para outrem esteja horrível. Assim, respeito todo e qualquer trabalho, afinal, como dizes, alguém teceu aqueles pontinhos.

Beijão meu amigo

Ma

DONNA SIMONITA FLOREST disse...

Olá,

Confesso que me surpreendi com um homem jovem no mundo do crochê, sem falar da sensibilidade nas peças e nas palavras para descrever tais trabalhos.

Sou nova por aqui e venho fazer amizades.

Sds

Simone

Iara Jacomeli Pinheiro disse...

Tudo lindo. Parabéns.
Eu tento fazer crochê,descobri que não tenho é pasciência. Resolvi trabalhar com feltro e estou gostando. Mas vendo teus trabalhinhos em crochê, deu vontade de tentar novamente.
Desejo para ti um ótimo Ano Novo.
Grande abraço. Iara POA/RS

Deise disse...

Olá Cauê!
Também achei seu móbile muito chic!
é a primeira vez que visito seu blog, estou encantada... afinal de contas não é todo dia que nos deparamos com "crocheteiros".rsrsrs
E fiquei mais feliz ainda,por ter colocado uma foto de uma toalhinha que fiz neste post. Eu também sou chic bem!rsrs

Deus te abençoe abundantemente.
Deise

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...