18 de mai. de 2010

Um novo momento !

Bom dia meninas !
Mesmo estando ausente no blog, pude vir hoje para nos reencontrarmos antes do previsto (ou imprevisto). Na última postagem eu fui suscinto sobre meus motivos e sobre minha vida, me limitando somente em dizer que está tudo bem.
Mas, realmente está tudo bem mesmo !! hehehehe
A faculdade cada vez melhor, uma vez que as disciplinas do currículo nesse semestre são todas ótimas, e também por que consigo me equilibrar melhor no sentido de tempo para fazer tudo que preciso.
Mas, além disso tem algo a mais que tem me feito muito bem.
Estou trabalhando agora na direção de um Ecomuseu, que coincidentemente, é de uma tia minha: Dulce Helena.
Uma propriedade aqui no Sul do Rio Grande do Sul, que conta, além de outras coisas, com figueiras centenárias, um casarão do século XIX e muito campo ! Ou seja, tudo que eu amo ! Casa, história e campo ! hehehehe
E é dentro dessa minha nova realidade que eu quero convidar vocês a passearem e fazerem uma "trilha" comigo. Observem as fotos, e sintam o que de melhor está no "Ecomuseu da Picada"

Olhem a casa do João de Barro, a lagoa natural... O campo aberto e plano, bueno para correr a cavalo, desbravando distâncias e sentindo no rosto a força do vento.



Reparem no horizonte, na imensidão da sua imagem... Que vai longe, vai distante, retratando as belezas da criação. Reparem nas nuvens, no céu, e nos limites deste campo, que se unem, se entrelaçam, como bons amigos, um a embelezar o outro.
A mata nativa, as árvores de frutos, o pasto á beira do caminho. O chão pisoteado, as memórias dos viajantes.
As figueiras centenárias, que mesmo tão grandes e altas, sabem se curvar e fazer com que seus galhos se prostem, e humildes toquem o chão de onde vieram. Por que se alguém quer subir, que lembre sempre de onde veio, e saiba voltar a sua origem para não se perder de si mesmo.





Observe o casarão, sua estrutura, seus firmes fundamentos, e imagine... As crianças que em volta desta casa correram, que ali brincaram, se desenvolveram.
Os casamentos, as festas, os amigos reunidos. As perdas, as separações, a dor. Tudo isto sendo mesclado, unido ao longo das décadas, dos séculos, formando uma peculiar, e interessante história daquilo que sobrevive as intempéries do tempo, que não se atemoriza com a rigidez do frio do pampa, e muito menos com os invernos e estiagens da vida.
O amor, que brota deste chão como os novos ramos das figueiras, ou como o campo que cerca a casa, como os frutos que iniciaram como pequenas sementes, o amor perdura, tudo sofre, tudo suporta. Se fortalece com o passar dos anos, rebenta as cadeias que prendiam os escravos, desfaz os laços de traições, quebra as maldições, traz paz sobre os inimigos, e tranquilidade sobre as aflições.
É esse amor que nos move a lutar por sonhos maiores, que nos traz a coragem, o espírito destemido e valente.
Que a mesma chama que ardia no coração dos nossos guerreiros em busca de justiça, de igualdade, de fraternidade, esteja presente em nós ainda hoje, buscando os mesmos ideais, e olhando para este passado de glórias e grandezas como quem deseja maiores proezas.









Não precisamos pegar novamente das armas, sair para os duelos, para os grandes confrontos, precisamos estender nossos braços, fortalecer nossas mãos, e defender nossa terra e nosso povo daquilo que nos rouba a identidade, daquilo que nos muda a história, daquilo que nos faz esquecer de quem somos e de onde viemos.
Que a força dos Mendonça, a garra Dos Santos, a determinação Amaral, sejam estandarte em memorial a preservação de nossas terras, de nossa cultura, de nosso povo, de nossa riqueza gaúcha.

Um abraço, com muito carinho !

Beijo no coração

Cauê Santos

13 comentários:

Berenice... disse...

Guri!que maravilha de DEUS,posso dizer que a mão de DEUS está em todos os lugares,mas ai a mão dele foi muitissimo generosa,que lugar maaaraaavilhoso!!!eu imagino a satisfação de se trabalhar num lugar como esse,esta de parabéns pelas fotos.Um quebra costela bem forte pra ti.

Mônica Schmidt disse...

Oii Cauê..que bom vc estar tão bem e feliz assim!
E lindo sei novo ambiente de trabalho..deve dar uma paz enorme mesmo..
Beijos..e apareça lá no blog quando puder.
Deus abençoe

Helena Almeida disse...

Que bom Cauê que está tudo bem consigo.
Esse Ecomuseu é tudo de bom.
Tudo de bom,você merece.

Beijos

Helena

Marcia Quadrado disse...

Oi Cauê,

Como Rio Grande e o mundo são pequenos...minha cunhada é dona da cabanha JG, na estrada que dá acesso ao Ecomuseu.

Bjs,
Marcia Quadrado

Rêsinha disse...

Oi Cauê!
Que bom vc esta trabalhando com o que gosta!
E mais maravilhoso ainda preservando essa casa,que foi palco de uma historia.
Ontem mesmo eu e minha irmã com um grupo de amigos,caminhavamos pela rua Lobo da Costa "cidade baixa aqui de Porto"e comentavamos como é triste demolir uma casa!Quantas históias,quantos sentimentos,quantas lembanças....
Um abraço!

Fátima Artesanato disse...

Olá Cauê!

Estou passando pra agradecer sua visita e por ser meu seguidor.
Amei seu blog é tudo muito lindo,imagino como é maravilhoso trabalhar num lugar como este...o ecomuseu é tudo de maravilhoso.
Gostei tambem do seu crchê,muito lindo...parabens garoto.
UM abraço
Fátima

Ivete P. Santana disse...

Olá Cauê...

Obrigada pela sua visita e comentário...

Muito lindo este lugar... adorei..

Tenha um otimo dia..

Abraços..

Ivete..

Jorge Chan M disse...

Que lugares tan bonitos, que fotos fantasticas, con una gran paz, que bueno que te encuentras bien, eres una muy agradable persona y se refleja en lo que presentas, recibe un abrazo muy fuerte, desde Veracruz, Mexico, saludos, bye.

Elza gomes disse...

oi amigo
ja fiquei sua seguidora
vou postar alguns trabalhos meus e fique a vontade se gostar
bjs

Elaine Carlini disse...

Cauê. O é lugar lindo e que pra ti estar trabalhando num lugar assim. Bjos Elaine Carlini

Clara Gomes disse...

Nossa! que maravilha de fotos..com toda essa paisagem, quem feliz não é! isso tudo é um paraiso...aproveite tudo isso e fotografe pra lá adiante.recordar!
bjs da Clara

Faniquito disse...

Oii, Cauê !!!

Uau...que post sensacional.Ih rimou!!! hehehe

Menino, adorei... a sua descrição, as fotos e confesso adoraria crochetar debaixo dessa árvore esplendorosa.:)

Desfrute dessa preciosidade com tudo que vc tem direito... vc merece !!!

Lindo e abençoado final de semana

Beijinhos


Ana

Luciene Mara disse...

Oi Cauê,

que bom que vc está feliz. Maravilhoso esse lugar..Amei!

Fique com Deus,

Luciene Mara

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...