20 de out. de 2008

Falar de coisas ruins, atrai mais coisas ruins...



Oi Pessoal... Hoje venho conversar um pouco. Como disse no último post, precisava contar algo muito forte que aconteceu comigo e foi isso que vim compartilhar.

Primeiro quero comentar que meu fim de semana foi MARA²¹²³²¹² !! Extremamente bom mesmo !! Fui na sexta feira pra casa de uma família muito especial para mim. A Paulinha (filha da lena e irmã do Waguinho..hehe) estava se formando como técnica de enfermagem no sábado, e na sexta feira tinha uma missa em ação de graças. Fomos á missa e depois á uma pizzaria. No sábado foi a vez da festa formatura. Tudo muito bom. E foi extremamente bom me alegrar com ela num momento tão especial.

E ontem no domingo para encerrar o dia e iniciar a nova semana, fui ao culto na igreja que também foi ótimo !! E como é necessário separar um momento para nos renovarmos e procurarmos força em Deus para encarar e vencer novos dias e desafios.

Mas então, quero unir hoje duas experiências para que venhamos aprender mais uma lição de vida.

Na sexta feira enquanto estava me arrumando para ir pra missa de formatura, vi o "plantão" da rede globo falando sobre um tal sequestro que estava acontecendo. Parei durante um tempinho na frente da televisão, vi que era um sequestro com perigo de morte e logo fui acabar de me arrumar sem dar muita importância. E então quando fomos para a pizzaria logo após a missa, o assunto na mesa não foi outro além da suposta morte da jovem Eloá Cristina.

Confesso que não tinha a mínima noção da dimensão do sequestro dela, e nem da repercussão do caso. Em parte por que não tenho hábito de ver televisão, e segundo por que quando assisto televisão, não perco tempo olhando notícias tristes ou de violência.



Mas o que me entristece e me deixa profundamente angustiado, não é o fato de saber que pessoas inocentes estão morrendo, ou sendo sequestradas, estupradas ou mortas, por parentes, namorados, amigos ou conjuges.

Mas o que me faz ficar triste é ver como as pessoas fazem da infelicidade do próximo um passatempo espetacular.

Me admiro de observar como tem pessoas que conseguem deixar de dormir, levantar mais cedo ou marcar horário para cuidar o que está acontecendo a uma pobre garota e sua enlutada família. Eu lamento profundamente sobre isso.

Me lembro nessa hora do caso Isabela, e do sensacionalismo que envolveu toda aquela situação. E hoje meus amigos, eu pergunto, onde estão aqueles que choravam por aquela criança? Onde estão os que pranteavam na porta da família daquela pequena?

Com certeza estão levantando outros mártires a fim de ocupar suas mentes e conversas com a morte e violência alheia.

Quero dizer através dessa postagem que precisamos renovar a nossa mente, mudar a nossa visão e procurar algo produtivo para vermos e vivermos.

Em vez de nos tornarmos compulsivos por notícias ruins e de violência, vamos valorizar mais as coisas boas, os momentos com nossa família no sossego de nosso lar. Vamos ter conversas mais produtivas, cujo tema seja a paz e a tranquilidade.

Talvez você fiquei chocado com o que vou dizer, mas enquanto tivermos prazer de ligar a televisão para ver notíciários que só mostram a morte e a violência, estaremos atraindo mais mortes e violências (que logo serão as novas manchetes nos mesmos noticiários).

Enquanto abrirmos a nossa boca para amaldiçoar nossa nação e as pessoas, dizendo que só existe desemprego e miséria e mortes e violência, mais disso estaremos atraindo para nosso país.

Vamos nos renovar...

Vamos renovar nossa mente e nossos conceitos. Se você ainda não teve a oportunidade de ler o livro "O segredo" eu recomendo. Ou então a própria Palavra, a Bíblia, que é instrumento de Deus para paz e justiça.

Talvez você pergunte o que eu estava fazendo enquanto toda a história sobre a jovem estava acontecendo.

Eu estava fazendo o oposto de muitas pessoas. Estava em Paz e divulgando Ela. Estava em família e fortalecendo seus vínculos.



Não que eu não fiquei sensibilizado com o caso, fico SIM, e muito. Mas em vez de comentar ou falar que a situação é difícil e reclamar da violência, prefiro buscar e trazer paz sobre mim e sobre minha família, e consequentemente a passos curtos, sobre minha terra.

Também tenho irmãos, e pais, e amigos muito amados. E o que posso fazer é demonstrar esse amor que sinto. Ainda creio nessa semente !



Semana passada também tive outra experiência, simples e sutil, mas que me trouxe uma grande lição.

Eu nunca tive problemas nas vendas dos meus artesanatos. Sempre vendi sob um preço justo e nunca passei aperto algum para receber o valor de algum trabalho. Até semana passada.

Fiz um certo trabalho para uma cliente, e após a data marcada para receber o valor, se passaram quase três meses sem que eu recebesse o dinheiro. E confesso, isso conseguiu me perturbar. Fiquei incomodado não pelo dinheiro, mas pela incapacidade de uma pessoa em administrar seu salário e principalmente, seu caráter.

Na terça feira iria receber no banco o tal dinheiro, afinal ela tinha me dito que já estava depositado. Na terça mesmo fui receber e novamente mais uma negativa. Saí do banco revoltado... Fiquei extremamente estressado com aquilo. Afinal eu trabalhei, me dediquei e entreguei no prazo estipulado. "Que sem vergonha ela é!", dizia eu. "Sem vergonha e sem caráter !" Eu declarava pra mim mesmo em pensamento.

Pois então cheguei em casa depois do banco e fui orar a Deus sobre isso. Enquanto estava orando me veio uma Palavra que diz: "Se não perdoardes aos homens seus pecados, também os vossos não serão perdoados."

Aquilo me bastou para que eu me aquietasse e em vez de reclamar e pensar coisas ruins sobre a tal cliente, eu pudesse abençoa-la.

E ainda em oração abençoei a vida dela! E o seu salário e sua forma de administrar. Pedi que Deus desse a ela sabedoria e entendimento para poder estar em dia com suas contas.

Entendi naquele momento que podemos ter uma atitude contrária aquela que parece ser a natural. A atitude natural seria fazer o que estava fazendo: reclamar, chingar, e ficar irritado. Mas em vez disso, posso mudar minhas atitudes e fazer o contrário. Amar e demonstrar amor. Mesmo que me custe o valor de um trabalho árduo. Mesmo que me custe o tempo que foi impregnado para entregar em dia a encomenda. Mesmo com tudo isso.



Nada pode tirar minha paz de espírito. Nada pode me deixar inquieto. Posso viver além das circunstâncias. Posso superar toda e qualquer dificuldade. Posso abençoar as pessoas, a minha cidade, meu estado e nação.



E a melhor forma de fazer isso é através do amor, um amor "ágape", que é incondicional. Que vai além do entendimento humano, além das circunstâncias. Um amor que fere a razão, e nos traz muita paz.

Quando decidi abençoar a vida dela, senti paz sobre a minha vida e em meu coração.

E eu desejo que você minha amada(a) visitante, tenha esse mesmo sentimento. Seja sobre o que for. Saiba superar, perdoar, e amar incondicionalmente.

Um grande abraço, e uma ótima semana para você e sua família.

Espero que você entenda minhas palavras...

Com carinho, Cauê Santos

28 comentários:

藤井 disse...

Bom dia ,Cauê,
Muito bonito o seu post,
E a última parte caiu como luva,
muito bonita sua atitude diante dos desafios.
Abraços,
Shirlei

Evane disse...

Oi Cauê, não dá para ficar sem deixar um comentario.Eu concordo plenamente com voce.Até me lembro do casao da mãe que colocou a filha numa lagoa aqui em Minas, não sei se vc se lembra deste caso.Foi uma noticia que virou manhente nas primeiras páginas de varios jornais e tvs.E não é que depois desta notícias quantas crianças foram encontradas abandonadas até em lixeiras...É absurdo como o mal é sutil e oportunista.Voce foi muito feliz em tudo que escreveu, e passei a ver voce como uma pessoa do bem.Eu naõ conseguiria colocar da maneira que voce escreveu, mesmo sentido a mesma coisa que vc sentiu.O mundo precisa estar alerta!Obrigada.

Glauco Marchezin disse...

Oi querido!!!!

PARABÉNS! Você expressou o que, na verdade, inúmeras pessoas sentem mas nem todas, não consegue expressar.

Eu penso absolutamente igual: infelizmente no nosso país, ou melhor no nosso planeta, as "tragédias" vendem mais do que o amor, a felicidade e tantas coisas boas que acontecem diariamente.

O povo está habituado a parar para ver o "estrago" na vida alheia.

Ontem, quando vi no jornal enquanto preparava o jantar da minha família, mostrando o velório da menina (primeira vez que liguei a televisão no dia), fiquei indignada: as pessoas passavam em fila na frente de um caixão e tiravam fotos de celulares, máquinas digitais....

Gente!! o que é isso?? Para que isso??? fiquei boba e desliguei a televisão.

Em uma conversa com minha sogra, ela me disse: "Eu não queria estar no lugar das mães dessas meninas", eu pensei um pouco e respondi: "Eu também não. Mas não gostaria também de estar no lugar da mãe dele".

Tenho uma filha. Não sei o que o futuro lhe reserva. Procuramos, eu e meu marido, instruí-la da melhor maneira possível e acho que para isso o melhor além de conselhos são os exemplos: amarmos incondicionalmente uns aos outros, demonstrarmos carinho e afeição, respeitar os direitos alheios.
Bom!! Vamos levando a vida!!

Como você disse, eu também acredito nessa semente de amor, que podemos plantar dentro dos nossos corações

Fique em paz amigo!!!

Que Deus sempre te ilumine e te proteja!!!

Beijos no seu coração
Lu

Carla Roberta disse...

Entendo e concordo em gênero e grau contigo amigo!!
Garnde beijo nesse coarçaõ lindo que tens!!
Uma iluminada semana pra você!!

Unknown disse...

Cauê querido,
Que texto maravilhoso e verídico.
Concordo plenamente com você.
Deus te abençoe
Beijos
Miriam Nakutis

Suely Sette disse...

Oi Cauê:
Parabéns pelo seu texto,sei que expressa a opiniâo de muitas pessoas de bem.
É amigo estamos no mundo do descartável,onde o TER vale mais que o SER.
Lamentável!
A inversâo total de valores me deixa indignada.
Quantas vezes nos deparamos com manchetes em primeira página de alguém que vira celebridade por ter devolvido um dinheiro que encontrou...Meu Deus isto é obrigaçâo e nâo heroismo.
Vamos entâo tentar fazer nossa parte,com açôes dignas do primeiro mandamento da lei de Deus.
Sabe costumo no Natal e ano novo trazer para casa alguma criança do abrigo é uma ezperiência que recomendo, são dias indescritíveis.aprendo muito com elas.
Ests ano estou passando por alguns problemas e nâo sei se vou poder repetir esse gesto,pois fico muito mal quando chega o dia de devolvê-las.
Mas o que vale é seguirmos tntando deixar um rastro de Deus por onde passarmos.
Bom obrigado pelo carinho em me visitar e gostaria de dizer que recebi da Edy pinturas a idéia do Natal dos correios gostei e resolvi divulgar, até porque aqui em B.H já fazemos isto.
Um abraço fique com Deus e sua visita em meu Blog é sempre bem vinda
Suely

Lilian disse...

Olá Amiga Vim te parabenizar pelo seu texto Muito lindo e peguei o que me servia caiu como uma luva em meu coração muito obrigado pelas lindas palavras
Uma ótima semana pra vc tbm
Mil Beijokas

Sandra Croche disse...

Oi caue!
Como ficou lindo este texto,lindas palavras!!!!
Tenha uma tarde lindae obrigada pela visita
Abraços com carinho,
Sandra Coatti

Celia disse...

Boa tarde Cauê! vim agradecer sua visita e comentário e li este post iluminado que vc colocou.Concordo plenamente com o que vc escreveu.Como é triste ver que muitas pessoas se alimentam de tristezas e dramas alheios, e que a TV não noticia nada de bom, pois coisas boas não dão ibope.
Mudando de assunto, eu também tenho uma coleção de revistas Fada do Lar, mas não posto nada de lá porque são trabalhos grandes e trabalhosos. Mas depois do seu comentário vou começar a postar,Bjs

Gabriela disse...

Parabéns, sábias são as suas palavras!!Também fico chocada com tanta violência e sei que se nos dedicarmos a levar a palavra que nosso "Mestre"(DEUS) nos deixou como ensinamento conseguiremos abrandar muitos corações aflitos.
Um grande beijo.

KELLEN AMADO disse...

Olá amigo, é verdade..., na própria palavra de Deus fala sobre a nossa língua, tanto pode trazer bençãos como maldições. Em Tiago capítulo três do versículo cinco em diante diz:
"Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia.
A língua também é fogo, mundo de iniquidade situada entre os nossos membros. Ela contamina todo corpo, inflama o curso da natureza, e é por sua vez inflamada pelo inferno.
Toda espécie de feras, de aves, de répteis e de animais do mar se doma, e tem sido domada pelo gênero humano, mas a língua, nenhum homem a pode domar. É mal incontido, está cheia de peçonha mortal.
Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e também com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto seja assim.
Pode a fonte jorrar do mesmo manancial água doce e água amargosa?
Meus irmãos, acaso pode uma figueira produzir azeitonas, ou uma videira figos? Tampouco pode uma fonte de água salgada dar água doce."

Acho que este trecho da palavra de Deus já diz tudo.

Deus te abençoe, fique na Paz!

Márcia disse...

Garotinho, tu é inspirado por Deus!
Um anjo a Terra!
Penso da mesma forma!E todo dia, reflito muito, sobre minhas atitudes, e como pagar o mal com o bem, e com amor.
Sobre a cliente, passei por algo similar, alguns meses atrás.
Agi, de forma similar a sua, mas depois da adrenalina da emoção, pedi conselhos ao Senhor, em orações, e me acalmei na hora.No dia seguinte, a pessoa que me devia, veio até minha porta, me pagar.
Que Deus te abençoe anjinho!
T+
Márcinha França

Menina sapeca disse...

oi cauê
muito triste o q aconteceu com eloá
muito obrigada pelo cometario
fiquei muito felz com a seu carinho
bjoss
jéssica

Ivete P. Santana disse...

Olá Querido Amigo...
Muito lindo o seu post...
estamos precisando de muita paz e amor...neste dias de hoje...
tenha um dia abençoado e iluminado..
abraços
Ivete..

MRA Artesanatos disse...

oi lindo o texto viu... concordo plenamente com vc...
beijos

Faniquito disse...

Oii Cauê!!!

De fato, estamos vivendo dias de muito tumulto e de grande falta de valores ...éticos e religiosos.

É lamentável ...fico indignada com muita, mas muita coisa!!! Enfim!!!

Tenha um lindo dia!

Beijinhos
Ana

Olívia Freire disse...

Oi Cauê,
Adorei este seu post.
Infelizmente esse cenário está aumentando tb aqui, em Portugal.
Eu vi a notícia na tv e fiquei muito triste...passou há dias a reportagem do sequestro num autocarro ( aí é onibus, não?)....foi chocante!
Esperemos que se mudem as mentalidades para que os nossos filhos possam viver em PAZ!
Bjs

Eunice Martins♥ disse...

oi vim retribuir a visita e conhecer seu cantinho gostei muito e adorei os seus trabalhos, é muito bom ter um crocheteiro no meio de tanta crocheteira. estou levando seu link.
beijo.

Beth disse...

Oi Cauê, ultimamente estou parando de ver algumas coisas na televisão, prefiro ver algum filme, conversar mais com meus 2 filhos, enfim, deixar tanta tristeza e dor que os noticiários estão nos passando, eu já ando meio saudosista, lembro do tempo da minha infãncia e quase adolescência, quando nada era tão forte, mal,onde pairava uma certa inocência no ar, vivi esta época, e se pudesse voltaria com o maior prazer, acho que a liberdade está levando os jovens e até os adultos, a muita permissividade,a não ver a família como algo precioso, que a família nos acolhe, nos abriga, nos protege,mas o presente é este que temos, só nos resta viver da melhor maneira e tentar mudar ou ajudar o que achamos errado, tenha um final de noite feliz...
Obrigada pela visita..
Beijos
Beth

Glauco Marchezin disse...

Oi dindo!!

Tem selinhos prá você lá no blog!

Beijocas
Lu

Unknown disse...

Oi td bem?
Vc tem toda razão,mas por que é tão difícil praticar o que vc mencionou?
Eu sou kardecista e sei da minha responsabilidade enquanto ser humano,mas tenho ainda muita dificuldade em dominar as raivas que acontecem,de vez em qdo,mas ainda acontecem.
Eu sou uma pessoa que tenho como princípio básico a palavra "respeito" ,então qdo faltam com esse tal respeito eu viro um bicho,pq eu penso,se eu consigo respeitar pq esse ser não consegue?
Ai,como é árdua essa luta não?
Mas vc é sensato,gostei muito do que li.
Parabéns para vc e para seus pais,que te educaram para ser "do bem".
Beijos

isabel tiago disse...

Na verdade, os noticiários hoje em dia são altamente difíceis pois básicamente vivem das más notícias.No fim, para abrandar as coisas costumam acabar com uma breve notícia de algo engraçado ou cómico, etc.
Eu dispenso ver notícias de guerras e violência.
Mas gosto de estar a par do que se passa no nosso país, que embora pequeno, está com muita criminalidade violenta. Até agora foram assassinadas 35 mulheres mais as que ficaram vivas e com grandes traumas. Este ano.

Mas falando de coisas mais alegres:
se possível explique-me o que é o barbante...

Glauco Marchezin disse...

Oi!!!

A Andrea é uma pessoa incrível!!

Nós tivemos um encontro sábado (18/10) e quando ela me passou o endereço, descobrimos que somos praticamente vizinhas... ela mora na rua do colégio da minha filha...

Beijinhos querido!!!
Lu

Unknown disse...

Oh querido,muito obrigada por suas palavras.
Fiquei muito feliz.
Eu sou uma doida,uma montanha-russa de emoções,tem dia que estou eufórica,tem dia que estou cuspindo marimbondo,mas sou do bem tbm,não sou capaz de matar uma barata,mesmo pq eu morro de nojo e sairia correndo se aparecesse uma por aqui.hehehehehe
Amo fazer amizade,conversar,falar de mim,não tenho vergonha de falar dos meus sentimentos nem do que acontece em minha vida,penso que tudo,por menor que seja,pode servir de exemplo para alguém,não é mesmo?
Vou linkar vc tbm no meu cantinho e serei visita constante aqui.
Agora que papo é esse de agulha de ossos?
Que loucura?
Pensei que tivesse ido longe demais com agulhas com lâmpada na ponta.hehehehehehe
Beijos e tenha um lindo dia.

Inez, como no tempo da vovó disse...

Sempre sou uma das primeiras a vir até aqui, desta vez ponderei um pouco e mastiguei suas palavras.
Antes de vc postar, no dia em que liguei a tv e soube desse caso, fiquei primeiro estarrecida, pq não acontecia por ai com muita facilidade, era um caso ou outro. Ai comentei com meu marido que me sentia indignada com tanto alarde. Tem certos canais de televisão que ficam a espera de tragédias para obter audiência. E ficam martelando o assunto dia e noite...
Não aguento mais ligar a tv e ouvir sempre a mesma história e o assunto morre com uma nova tragédia. Agora, solução que é bom nada. Não digo que não se deve saber dos acontecimentos, pq não se tomar conhecimento tb não quer dizer que não vá mais acontecer, e muitos casos servem de exemplos. Mas o sensacionalismo em torno do que acontece é revoltante. Tanto quanto o fato em si.
Quanto ao seu depoimento do seu amadurecimento com a ajuda de Deus, não me surpreende. Já o conheço com a alma transparente que vc tem. Vc é humano, sujeito a atos falhos, mas o que te difere dos outros é a conciência em Deus.
Amigo, eu era, ERA, uma pessoa que guardava mágoas, rancor, me remoia em ódio, não queria que ninguém me passasse a perna. Até que me vi em uma situação em que me faltou o chão, e vi que o perdão é uma purificação divina. Perdoei uma pessoa que me fez um grande mal, entendi que quando se sabe que errou e se vem a vc é pede perdão, isso já é um grande começo, perdoei e hj me sinto leve, sei esperar em Deus, sei aceitar mais o que Ele me designa, sei entender as pessoas. Não me preocupo mais em saber os porquês das coisas e me preocupo mais em saber pra quê.
Procuro ouvir as pessoas e não tão somente escutar. Entender os motivos que levam a certas atitudes e sei que engrandeci com isso. Hj, meu peito anda mais tranquilo, sereno, posso dizer que estou vivendo em grande felicidade ao lado da minha família e dos meus amigos.
Sei, anjo sem asas, que nessa vida, não somos compreendidos por todos e que muita gente pode não gostar de mim, pode não querer minha amizade, eu não sei, só Deus, mas aceito e procuro fazer com que me vejam como sou realmente. Se consigo fico feliz, mas se não consigo, deixo nas mãos de Deus
Veja vc... vc tem 21 anos amigo, só 21, e dentro desses 21 aninhos tem uma maturidade que muita gente bem mais velha não tem. Conheço pessoas que se dizem tementes a Deus e que desejam mal das outras pessoas, que mentem, que querem ver os outros infelizes, que espalham o mal, e que não seguem a palavra de Deus , pasme amigo, mas tem sim, eu conheço
Então eu agradeço muito a Deus por ter tido a oportunidade de vc ter me encontrado
E agradeço tb a vc por essa atitude, pq Deus mostrou e vc entraria em meu blog e deixaria um comentário se quisesse, a opção é sua.
Fique com Deus amigo e que Ele sempre o oriente no caminho do AMOR, do BEM
Sua mãe é uma pessoinha abençoada, pq a ela foi confiada sua vida
mil bjs
Inez Barbosa

Mirian disse...

Querido Cauê!
Gostei muito desse post...eu estive sumida pois meu irmão foi vítima dessa violência .Eu fiz um post no dia 4 de setembro...
A minha primeira reação foi chorar e ficar com muita raiva..depois vem as lembranças boas,as saudades da pessoa com quem convivemos uma vida.Aproveitei pra reler meus livros espíritas e tirar o peso do peito.
Bjos!

Sandra Regina disse...

A Paz de Deus!
Cauê
Primeiro quero lhe pedir desculpas,pois só agora tive um tempinho de visitar o seu blog.
Parabéns pelo seu aniversário,mesmo atrasado,que Papai do Ceu te abençoe e lhe de muitos anos de vida.
Continue sendo sempre essa pessoa abençoada.
Adorei o que escreveu,você esta com toda razão,devemos ter pensamentos positivo,concordo com os comentários sobre a Eloa.
Hoje estava meio triste,tantas coisas já aconteceram em minha vida que hoje bateu a tristeza.
Mas quando abri o seu blog me alegrou o coração,você tem palavras de fé e esperança que faz tornar o mundo melhor.
Sucesso sempre.
Um abraço de sua amiga
Sandra

Unknown disse...

meu querido amigo fikei encantada com vc,sobre seu carisma,sua sensibilidade,achei incrivel vc saber fazer croche...eu tambem faço e gosto demais.ainda por cima um cristao.que Deus te abençoe.vc e uma grande pessoa.bjus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...