31 de out de 2008

Bandô com flores e porta guardanapos (com PAP), tudo com muita motivação... Hehehehe

Oi Pessoal ! Tudo beleza com vcs?

Comigo está tudo tranquilo.

E hoje, antes de mostrar meus dois trabalhos, gostaria de conversar um pouco sobre a motivação, que é tão necessária para desenvolvermos nossas atividades.

Lembro que alguns anos atrás uma conhecida pediu que eu bordasse algumas vaquinhas num pano de prato. O gráfico era bem difícil e o tecido muito ruim. Mas como não poderia negar o tal pedido, fiz tudo conforme ela me pediu. Mas sei que no meio do caminho perdi totalemte a motivação para fazer o tal bordado. Fiquei sem vontade alguma e levei quase duas semanas para entregar. E depois disso passei um bom tempo sem fazer nada de ponto cruz, tamanha foi a minha desmotivação naquele trabalho.

E sabem que depois dessa experiência, eu determinei algo. Para fazer um trabalho, seja qual for, eu preciso gostar do que estou fazendo !

Por mais que seja uma encomenda, e que tenha que seguir regras, como as cores, ou formas que a(o) cliente quer, determinei que o trabalho que vou fazer tem que fluir de uma forma emocionante e prazerosa das minhas mãos.

Que coisinha mais sem graça é fazer algo por obrigação ou que não se tenha muita vontade , ou que sinta que o resultado está ficando meio sem graça.

Meu primeiro passo antes de qualquer trabalho é o de sentar e planejar o que eu quero fazer. Nessa hora vale tudo ! Além da minha imaginação, eu folheio revistas, vejo blogs, busco em arquivos, e uso toda ferramenta necessária.

Quando consigo visualizar algo que seja bonito, agradável e bom para fazer, eu sinto que já estou com a motivação necessária para pegar a linha e a agulha, e aí sim, começar a crochetar.

E é essa motivação que faz com que nossos trabalhos evoluam em qualidade e beleza. Quando estamos motivados fazemos um trabalho maior sem reclamar... Encaramos de frente a grande e demorada colcha... Aquele tapete enorme que há muito tempo queríamos fazer. Com a motivação necessária desdobramos o ponto Sônia Maria ( ainda crio uma peça com esse ponto! hehehe)

Quando estamos motivados as coisas funcionam de maneira mais rápida, e se tornam mais simples. Ficam mais bonitas e fáceis.

Você já reparou em uma pessoa motivada?

Não tem ruim para ela !! Acorda cedo, dorme mais tarde, não reclama, é agradecida e disposta... Está motivada com o que faz.

Acredito que nós encontramos a motivação certa, quando conseguimos equilibrar o intervalo existente entre a realidade que vivemos e aquilo que está em nossa mente.

Imagine-se sendo um estudante que vai prestar o vestibular pela primeira vez... Você fica nervoso, tenso, irritado, estressado, com medo... E com mais uma porção de sentimentos ruins. E sabe onde vai encontrar a motivação certa?

No vislumbre da faculdade além das provas do vestibular. Quando aprendemos a equilibrar o intervalo entre as provas que são realidade e a faculdade que é sonho, conseguimos ficar motivados.

Você já parou para pensar por que alguns casamentos duram tantos anos?

Com certeza por que souberam olhar além dos defeitos do outro. Souberam olhar mais para as qualidades e fazer delas a motivação necessária para manter firme a promessa feita de um para o outro.

Você já viu uma colcha?

Agora imagine o pequeno quadrado que foi feito no seu início.

Já viu um tapete?

Imagine a primeira extensão de simples correntinhas que foram feitas como base.

É assim que conseguimos fazer grandes trabalhos. Por que não olhamos um quadrado em si, ou uma correntinha em si, mas a obra toda feita.

Saiba ver além do que os teus olhos te mostram hoje. Busque a motivação necessária para tornar reais seus sonhos e propósitos. Tenho certeza que a sua motivação vai fazer de você um vencedor.

Eu vou ficar torcendo pelo teu sucesso e pelas tuas conquistas.

E foi com muita motivação, que fiz esse bandô. E fiz questão de separar dois detalhes para vocês que me visitam. Veja nos detalhes como fazer o "ponto alto cruzado" e depois como fazer "grupo de pontos altos fechados juntos".
As fotos explicam bem. Se ficar alguma dúvida vou ter prazer em responder. Fiz ele ontem de noite, e to me motivando sériamente em fazer uma cortina com o mesmo formato ! Hehehe


























E aqui um porta guardanapos. Foi feito agora de noite com barbante cru e ao som de Jota Quest..hehehe

Espero que meu PAP tenha ficado bom. Ele não tem receita ou gráfico, mas acho que as fotos vão ajudar a quem quiser fazer um igual. E novamente digo, que se houver qualquer dúvida, estou pronto a tentar ajudar.



















Bom, por hoje é só. Na verdade, queria hoje fazer meu "top five", mas vou deixar para a próxima postagem. Como tinha acabado o bandô e o porta guardanapos, fiquei motivado em mostrar..hehehe

E outra coisa, antes que me esqueça, eu coloquei meu email aqui no blog, ali no cabeçalho, junto da minha descrição. Qualquer coisa: email-me! Hehehehe

Um Grande abraço a todos, com muita motivação, paz, e bons crochês ! xD

Bjão

29 de out de 2008

Um móbile muito CHIC !! Hehehehe

Oi pessoal !

Espero que a semana de vocês esteja sendo tão boa quanto a minha. Eu me renovei hoje ! A verdade é que parei de tomar o antibiótico para a garganta e já não sinto dor alguma. E depois de uma semana de abstinência pude tomar uma térmica de chimarrão tri bom ! Hehehehe

Mas hoje venho de bom humor mesmo !

E é com muito bom humor que quero conversar sobre uma tal frase que circulou na blogosfera e que me deixou muito impressionado, perturbado e pensativo...

Você já ouviu a expressão: "crochê brega e chic" ???

Eu já ouvi sim ! Na verdade eu li... E fiquei muito perturbado com essa expressão. Passei um fim de semana inteiro pensando sobre isso. Analizei, meditei, e cheguei a algumas conclusões, que quero compartilhar hoje.

Quero lembrar que não vim falar sobre as fontes ou pensadores do tal conceito, mas colocar a minha posição sobre isso.

Eu entendo que quando começamos a fazer crochê, devemos ter o desejo de aprimorar a nossa técnica, aprendendo e apefeiçoando pontos.



Se você já faz correntinhas, que bom ! Comece a fazer pontos altos. Se os faz, faça os duplos, e depois faça os que tem alto relevo. Se faz bicos de panos de prato, experimente fazer uma blusa... Só pra descontrair...hehehe



Crie um motivo novo... Se dedique a um trabalho grande ! Faça uma colcha ! (Eu já fiz três..hehehe)



Queira evoluir nas suas técnicas de crochê, queira tornar o seu trabalho algo diferente, bonito e requintado. Dê alguns toques especiais aquilo que você faz. Misture texturas e cores tendo um bom gosto, e eu garanto que os resultados serão incríveis. Basta alguns detalhes, para que uma obra simples ganhe a atenção de todos que a observam...




Quando sabemos usar a nossa criatividade aliada a detalhes como: bom gosto, bom senso na escolha das cores, e a avaliação do ambiente em que será usado, o resultado positivo é garantido. Considero chic o crochê confeccionado da maneira certa (respeitando tensão do ponto, gráficos e cores), e usado no lugar certo. Isso é chic !



Agora pessoal, o que não posso é julgar uma peça brega por não gostar de tal trabalho ou peça de crochê. Na realidade, para mim não existe o brega, existe o que foi usado de maneira incorreta...

Veja um exemplo:

Você já viu a moto que coberta de crochê? Aproveite para ver agora ! E concorde comigo que é um trabalho extraordinário ! O artesão que o fez, é de uma criatividade excepcional ! Tem um talento e uma disposição incrível ! E é digno dos nossos elogios !



Agora experimente colocar essa linda moto em crochê na sua sala ! Ou na sua estante !

Sabe qual será o resultado? Extremamente brega !! Extremamente sem graça !!

Um trabalho muito bonito, e muito rico, mas que está sendo usado no lugar errado. Por isso é mal rotulado de brega.

Agora coloque na sua sala um tapete feito por você mesmo, com as cores certas e dispostas de maneira equilibrada. Sabe qual será o resultado?

Extremamente chic ! Extremamente bonito ! Um trabalho bonito, no lugar correto.



Então pessoal, vamos determinar que nossos trabalhos são todos chics ! Brega é o que foi colocado no lugar errado ! Brega é usar essa palavra sobre trabalhos tão fortes e bonitos como os de nossos ricos e criativos crocheteiros !!!



Tudo depende do seu ponto de vista e do seu gosto. O que eu posso fazer é tentar te auxiliar a saber dosar esses gostos.

Gosta de roxo com amarelo? De verde limão com azul royal?

Parabéns... Normalmente não se vê quem goste dessas cores juntas...hehehe

Mas saiba dosar. Saiba equilibrar a idéia que você tem do trabaho que quer realizar, e dele própriamente feito.

E o mais importante, como disse em outro post um tempo atrás: "se nosso coração está em paz, e nossa mente tranquila, nossos trabalhos serão de sucesso, beleza e graça."

Por isso que o móbile que trago hoje é MUITO CHIC !! hehehehe





Foi feito com toda boa intenção respeitando cores, e texturas. E vai para um lugar muito especial. Estará rumando para a casa de uma amiga blogueira que é MARA ! Pessoal, vocês tem que conhecer a Andréa ! Gente, a mulher é show ! Na verdade o nome dela é Andréa Potter !

Sim, ela é irmã do Harry Potter ! Ela luta contra uma dementadora, e sabe até fazer um espectrum patronum ! A mulher é extremamente divertida, engraçada, e esbanja bom humor e gosto. E de quebra faz um tricô de respeito ! Ps: Não percam as BOLSAS em tricô que ela faz!

Pra ver tudo isso e muito mais, passem no blog dela:(http://andreaminhaslas.blogspot.com/), e eu garanto que boas risadas vão sair.

Um grande abraço a todos que me lêem, e me fazem um carinho deixando seu precioso comentário.

Ps: Logo vou trazer o "top five" do blog A vida é bela... Aguardem ! xD

26 de out de 2008

Que tal um casaco verde?

Oi pessoal !!

Mais um fim de semana MARA que acaba... Foi tudo extremamente especial nestes dias !

A começar pelo meu aniversário sexta feira, com o almoço em família,junto de meus pais, e irmãos, e á noite pizzaria com uma família muito abençoada de amigos que tenho.

Sábado foi muito bom também. Apesar da chuva que caiu aqui em Rio Grande, deu tempo de comprar os presentes dos casamentos e o meu auto presente, um Arbo do boticário.

Esse é eu e a Paula indo pro casamento... Que tal? rsrsrs

Mas sim, eu tive dois casamentos nesse sábado ! Mas o que registrei foi uma foto do casamento da Louise, que é uma Grande amiga minha, colega do ensino médio e que se tornou alguém muito especial pra mim.

A Louise entrando junto do Pai.

E hoje domingo tive outro aniversário, de uma tia minha. Uma mulher especial da mesma forma, que sempre esteve muito perto, participando de muitos momentos e vivendo muito de tudo que já aconteceu na minha vida.

E agora á noite o culto na igreja, que diga-se de passagem, foi tremendo, onde tivemos uma aprendizagem extremamente boa sobre a simplicidade do homem diante da grandeza de Deus no dia a dia...

Mas como nem só de fins vivemos, vamos iniciar a semana com todo bom humor e disposição, demonstrando nossos talentos e potencial através de nossas peças de crochê.

Trago hoje um casaco que fiz há mais ou menos três semanas. Na verdade, ainda não tinha postado pq estava sem uma modelo para demonstrar, a fim de poder visualizar melhor o trabalho. Mas por fim, meu modelo foi um pedaço de tecido verde..hehhehe

Espero que gostem ! Foi feito com 6 novelos da linha pinguim tropfil, sendo 3 novelos de cada cor. O valor dele é de R$60,00 e ainda NÃO tem comprador..hehehe










Uma boa semana a todos ! E o meu muito obrigado a cada amigo e visitante que trouxe seu precioso comentário por meu aniversário.

Um abraçãoo e até breve ! xD

23 de out de 2008

Para comemorar meu aniversário !! Biscornu de Natal..hehehe

Oi Pessoal... Hoje venho tri feliz fazer mais uma postagem do blog !

E hoje em especial por que é véspera do meu aniversário... Isso mesmo, amanhã, dia 24de outubro faz 22 anos que eu nasci. E é um prazer para mim poder compartilhar a alegria de mais um ano de vida junto de pessoas tão especiais que a cada dia tem demonstrado seu carinho, sua amizade, e seu apoio não somente aos trabalhos de crochê que tenho feito, mas também aos pensamentos e visão de mundo.

Mas hoje trouxe um trabalho que me chamou a atenção na blogosfera ! Tanto pela praticidade, quanto simplicidade e beleza... É o tal do bicornu !! Tá bom, eu sei... Tem um nome estranho mesmo !! Lembra biscui de corno, ou algo assim..hehehe

Mas longe disso, é um alfineteiro, ou agulheiro, como preferir. E interessante no modelo, é que ele acaba tomando um formato diferente. Em vez de ser um quadrado, ou um retângulo, ele forma uma mistura que traz um resultado muito legal.

Para fazer ele eu passei em quatro blogs... Primeiro vi o da Dô (http://ninhodotricoecroche.blogspot.com/), e do blog dela, fui para o da Sônia Maria (http://falandodecrochet.blogspot.com/), quando então descobri que a Nena (http://nenaartesanatos.blogspot.com/ ), já tinha feito ele em ponto cruz !! E daí só passei no violarium (onde tem o PAP) (http://www.violarium.com/index.php?main_page=extras&sivu=47) para aprimorar minha idéia.

Como não soube administrar bem a idéia de um PAP (Passo A Passo), eu fiz um DDC (Detalhes Da Confecção -Invenção minha durante a postagem..hehehe) em que trouxe momentos significativos da confecção que vão lhe ajudar se vc quiser fazer o mesmo trabalho.

Só um detalhe, como vcs vão perceber, um lado do biscornu, eu fiz somente com linha branca, e o outro lado fiz o centro com linha verde e vermelha também. Daí como táva achando meio sem graça resolvi colocar um flor no meio pra dar um tchan..

Resultado: Não sei qual lado usar ! Ele ficou totalmente flexível ! hehehe

E aviso, é tri simples mesmo ! Fiz ele em menos de uma hora, e com sobras de linha Cléia, e com agulha de 1,25 mm. E melhor, fiz agora de noite, não faz nem uma hora que aprontei..hehehe

Bueno, vamos ao "DDC" :





















É isso então, espero que tenham gostado da idéia ! E muito obrigado as colegas pelas dicas de seus blogs ! As amigas Nena, Dô e Sônia Maria ! xD

E como estou num momento pré 22, resolvi trazer um poema de Cora Coralina, que tem uma mensagem muito legal sobre a vida e a sobre a nossa postura diante dela.

E como costume, enquanto escrevo, trago mais algumas fotos minhas, de momentos especiais da minha vida. Leia com atenção :

"Saber viver"

"Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.



Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia...



Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.



E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura... Enquanto durar"



Um Grande abraço a todos meus amigos virtuais, e um ótimo fim de semana !

20 de out de 2008

Falar de coisas ruins, atrai mais coisas ruins...



Oi Pessoal... Hoje venho conversar um pouco. Como disse no último post, precisava contar algo muito forte que aconteceu comigo e foi isso que vim compartilhar.

Primeiro quero comentar que meu fim de semana foi MARA²¹²³²¹² !! Extremamente bom mesmo !! Fui na sexta feira pra casa de uma família muito especial para mim. A Paulinha (filha da lena e irmã do Waguinho..hehe) estava se formando como técnica de enfermagem no sábado, e na sexta feira tinha uma missa em ação de graças. Fomos á missa e depois á uma pizzaria. No sábado foi a vez da festa formatura. Tudo muito bom. E foi extremamente bom me alegrar com ela num momento tão especial.

E ontem no domingo para encerrar o dia e iniciar a nova semana, fui ao culto na igreja que também foi ótimo !! E como é necessário separar um momento para nos renovarmos e procurarmos força em Deus para encarar e vencer novos dias e desafios.

Mas então, quero unir hoje duas experiências para que venhamos aprender mais uma lição de vida.

Na sexta feira enquanto estava me arrumando para ir pra missa de formatura, vi o "plantão" da rede globo falando sobre um tal sequestro que estava acontecendo. Parei durante um tempinho na frente da televisão, vi que era um sequestro com perigo de morte e logo fui acabar de me arrumar sem dar muita importância. E então quando fomos para a pizzaria logo após a missa, o assunto na mesa não foi outro além da suposta morte da jovem Eloá Cristina.

Confesso que não tinha a mínima noção da dimensão do sequestro dela, e nem da repercussão do caso. Em parte por que não tenho hábito de ver televisão, e segundo por que quando assisto televisão, não perco tempo olhando notícias tristes ou de violência.



Mas o que me entristece e me deixa profundamente angustiado, não é o fato de saber que pessoas inocentes estão morrendo, ou sendo sequestradas, estupradas ou mortas, por parentes, namorados, amigos ou conjuges.

Mas o que me faz ficar triste é ver como as pessoas fazem da infelicidade do próximo um passatempo espetacular.

Me admiro de observar como tem pessoas que conseguem deixar de dormir, levantar mais cedo ou marcar horário para cuidar o que está acontecendo a uma pobre garota e sua enlutada família. Eu lamento profundamente sobre isso.

Me lembro nessa hora do caso Isabela, e do sensacionalismo que envolveu toda aquela situação. E hoje meus amigos, eu pergunto, onde estão aqueles que choravam por aquela criança? Onde estão os que pranteavam na porta da família daquela pequena?

Com certeza estão levantando outros mártires a fim de ocupar suas mentes e conversas com a morte e violência alheia.

Quero dizer através dessa postagem que precisamos renovar a nossa mente, mudar a nossa visão e procurar algo produtivo para vermos e vivermos.

Em vez de nos tornarmos compulsivos por notícias ruins e de violência, vamos valorizar mais as coisas boas, os momentos com nossa família no sossego de nosso lar. Vamos ter conversas mais produtivas, cujo tema seja a paz e a tranquilidade.

Talvez você fiquei chocado com o que vou dizer, mas enquanto tivermos prazer de ligar a televisão para ver notíciários que só mostram a morte e a violência, estaremos atraindo mais mortes e violências (que logo serão as novas manchetes nos mesmos noticiários).

Enquanto abrirmos a nossa boca para amaldiçoar nossa nação e as pessoas, dizendo que só existe desemprego e miséria e mortes e violência, mais disso estaremos atraindo para nosso país.

Vamos nos renovar...

Vamos renovar nossa mente e nossos conceitos. Se você ainda não teve a oportunidade de ler o livro "O segredo" eu recomendo. Ou então a própria Palavra, a Bíblia, que é instrumento de Deus para paz e justiça.

Talvez você pergunte o que eu estava fazendo enquanto toda a história sobre a jovem estava acontecendo.

Eu estava fazendo o oposto de muitas pessoas. Estava em Paz e divulgando Ela. Estava em família e fortalecendo seus vínculos.



Não que eu não fiquei sensibilizado com o caso, fico SIM, e muito. Mas em vez de comentar ou falar que a situação é difícil e reclamar da violência, prefiro buscar e trazer paz sobre mim e sobre minha família, e consequentemente a passos curtos, sobre minha terra.

Também tenho irmãos, e pais, e amigos muito amados. E o que posso fazer é demonstrar esse amor que sinto. Ainda creio nessa semente !



Semana passada também tive outra experiência, simples e sutil, mas que me trouxe uma grande lição.

Eu nunca tive problemas nas vendas dos meus artesanatos. Sempre vendi sob um preço justo e nunca passei aperto algum para receber o valor de algum trabalho. Até semana passada.

Fiz um certo trabalho para uma cliente, e após a data marcada para receber o valor, se passaram quase três meses sem que eu recebesse o dinheiro. E confesso, isso conseguiu me perturbar. Fiquei incomodado não pelo dinheiro, mas pela incapacidade de uma pessoa em administrar seu salário e principalmente, seu caráter.

Na terça feira iria receber no banco o tal dinheiro, afinal ela tinha me dito que já estava depositado. Na terça mesmo fui receber e novamente mais uma negativa. Saí do banco revoltado... Fiquei extremamente estressado com aquilo. Afinal eu trabalhei, me dediquei e entreguei no prazo estipulado. "Que sem vergonha ela é!", dizia eu. "Sem vergonha e sem caráter !" Eu declarava pra mim mesmo em pensamento.

Pois então cheguei em casa depois do banco e fui orar a Deus sobre isso. Enquanto estava orando me veio uma Palavra que diz: "Se não perdoardes aos homens seus pecados, também os vossos não serão perdoados."

Aquilo me bastou para que eu me aquietasse e em vez de reclamar e pensar coisas ruins sobre a tal cliente, eu pudesse abençoa-la.

E ainda em oração abençoei a vida dela! E o seu salário e sua forma de administrar. Pedi que Deus desse a ela sabedoria e entendimento para poder estar em dia com suas contas.

Entendi naquele momento que podemos ter uma atitude contrária aquela que parece ser a natural. A atitude natural seria fazer o que estava fazendo: reclamar, chingar, e ficar irritado. Mas em vez disso, posso mudar minhas atitudes e fazer o contrário. Amar e demonstrar amor. Mesmo que me custe o valor de um trabalho árduo. Mesmo que me custe o tempo que foi impregnado para entregar em dia a encomenda. Mesmo com tudo isso.



Nada pode tirar minha paz de espírito. Nada pode me deixar inquieto. Posso viver além das circunstâncias. Posso superar toda e qualquer dificuldade. Posso abençoar as pessoas, a minha cidade, meu estado e nação.



E a melhor forma de fazer isso é através do amor, um amor "ágape", que é incondicional. Que vai além do entendimento humano, além das circunstâncias. Um amor que fere a razão, e nos traz muita paz.

Quando decidi abençoar a vida dela, senti paz sobre a minha vida e em meu coração.

E eu desejo que você minha amada(a) visitante, tenha esse mesmo sentimento. Seja sobre o que for. Saiba superar, perdoar, e amar incondicionalmente.

Um grande abraço, e uma ótima semana para você e sua família.

Espero que você entenda minhas palavras...

Com carinho, Cauê Santos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...